Blog participa de debate político inédito em Formosa

Realizado nessa segunda feira (22/09) às 8 horas da noite, o 1° debate entre os candidatos a deputado estadual com residência fixa em Formosa. Dos 10 candidatos, Apenas Ernesto Roller (PMDB), Soldado Caetano (PDT), Maurélio (PT) e Cássio (PEN) compareceram. Já o candidato do PP, Pedro Ivo, em comunicação com a organização do debate afirmou que devido a agenda prévia em Goiânia não poderia participar do evento. 


Apresentada pelo Diretor-Chefe da Rádio Esportes Brasília, o Jornalista Rener Lopes, o debate foi dividido em 5 blocos. Iniciado com a apresentação dos candidatos, cada um teve 3 minutos para suas primeiras considerações. Soldado Caetano, Cássio, Maurélio e Ernesto Roller, nessa ordem de sorteio, apresentaram-se. 

O segundo bloco caracterizou-se pelo confronto direto. Pela ordem do sorteio, Soldado Caetano foi o primeiro a perguntar. A pergunta deveria ter até 30 segundos, sendo a resposta com 2 minutos máximos, réplica e tréplica com 1 minuto cada. 

O primeiro questionamento foi direcionado ao candidato Ernesto Roller, que teve de discorrer sobre manifestações do ano passado e política. O segundo a realizar questionamento foi o candidato Cássio, direcionado a Maurelio sobre Educação. Maurelio questionou Caetano sobre os problemas com seu mandato como vereador. 

Ernesto Roller encerrou o segundo bloco perguntando a Cássio.  O terceiro e o quarto bloco baseou-se nós questionamentos enviados pelos ouvintes das três transmissoras: Esportes Brasília, Jornal o Lance e Blog Esporte de Formosa, e plateia do debate. A ordem de resposta foi a mesma do primeiro bloco. 

Destaque para o questionamento ao candidato Maurelio sobre as candidaturas apenas para prejudicar os adversários e segurança Pública direcionada ao candidato Ernesto e polarização política feita ao candidato Soldado Caetano. 

No último bloco, o das considerações finais, Soldado Caetano utilizou seus 3 minutos para criticar as candidaturas que apenas são lançadas para roubar votos de adversários, e as possíveis compras de votos através do abastecimento de tanque dos carros de eleitores.  

Já o candidato Cássio, dedicou-se a ressaltar a iniciativa inédita dos organizadores, agradeceu o convite e pediu votos para sua candidatura. 

Maurelio enfatizou os feitos do governo federal de seu partido, PT, nos últimos 12 anos. Criticou o governo estadual e pediu o voto dos que acompanharam o debate. 

Ernesto foi o último a falar. Lembrou que o município de Formosa, mesmo sendo o nono maior colégio eleitoral do estado, não possui deputado estadual com residência na cidade. Ressaltou seus feitos com ex-secretário e ex-deputado e as propostas e candidatos de sua coligação, pedindo votos para si e para os outros integrantes de sua chapa. 

Ainda falaram os organizadores Alex Nunes e Valmir. O primeiro, diretor do Blog Esporte de Formosa ressaltou os candidatos que participaram do debate, a participação civil e a importância para a criação de uma consciência política na cidade. Enquanto o segundo discorreu sobre a importância do debate para a decisão do voto do eleitor formosense e as dificuldades para conseguir realizar o debate. 

O evento ocorreu no Clube dos Servidores da SUCAM ao lado dos Vicentinos e foi organizado por integrantes da sociedade civil e patrocinado pela Brasal Distribuidora e teve transmissão ao vivo das Rádios Esportes Brasília, do Blog Esporte de Formosa e do Jornal o Lance. Haverá reprise do debate nos três canais nesta quarta (24), partir das 20 horas.

Matéria de Bruno Henrique Moura para o Blog Esporte de Formosa e Jornal O Lance

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.