Formosa recebe Sobradinho na casa do adversário e perde de virada

Auecione se preocupa enquanto adversários comemoram
Foto: Félix Neto/BEF/CDE
Pela oitava rodada do Campeonato Candango, o Formosa recebeu o Sobradinho nos domínios do adversário e começou o jogo bem abrindo o placar aos 16 minutos com Felipe da Maia. No entanto, o Tsunami perdeu força durante o jogo e viu Maciel, no fim do primeiro tempo e Marcelinho, aos 22 minutos do segundo tempo virarem a favor do Leão da Serra.


Em partida válida pela oitava rodada do Candangão, mais uma situação inusitada ganhou destaque antes mesmo de a bola rolar em campo. O Formosa, que está sem seu estádio que segue em reformas no gramado desde setembro e não tem previsão de término, tem mandado seus jogos no Augustinho de Lima, casa do Sobradinho que hoje entrou em campo visitando sua casa.

O jogo
Logo no princípio da partida ficou claro que o vencedor do jogo seria aquela equipe que menos errasse e que menos desse espaços para o adversário em campo dado o grande equilíbrio dos times.

Depois de muito nervosismo nos minutos iniciais foi o Formosa quem deu números iniciais ao marcador ainda aos 16 minutos. O meia atacante Felipe da Mata recebeu na entrada da área e bateu com força sem chances para o goleiro Donizete.

Com o gol, o Formosa prosseguiu com a pressão sobre os alvinegros e tentou surpreender com Romarinho aos 26 minutos. O atacante recebeu no meio de campo, avançou e passou por dois zagueiros que sem se comunicarem bateram cabeça e deixaram o camisa 11 passar livre, invadir a área, ficar cara a cara com o goleiro.

O experiente arqueiro esperou o atacante formosense definir a jogada e na tentativa de drible abafou a jogada e se agigantou pra cima de Romarinho evitando aquele que seria o segundo gol do Tsunami.

A partir daí o Sobradinho pareceu ter acordado. Aos 28 minutos, após jogada alçada para Émerson o meia ajeitou de cabeça para Dimba que tentou pegar de voleio e isolou a bola.

Aos 33 minutos foi a vez de Didão acionar Maciel em lançamento do meio campo. O atacante recebeu dentro da grande área pelo lado direito, girou e bateu a queima roupa para grande defesa de Tiago Rocha.

A blitz do Leão da Serra prosseguiu e aos 35 minutos chegou de novo em cobrança de falta da intermediária direita. Após cobrança de Didão, a bola foi alçada para área e quase surpreendeu o goleiro Tiago Rocha que saiu do gol e socou a redonda pra longe.

Dominando amplamente o jogo na metade final do primeiro tempo, o Sobradinho finalmente chegou ao seu gol de empate. Aos 38 minutos, após ser lançado por Émerson pelo meio, o atacante Maciel não perdeu tempo e guardou no fundo do gol.

Formosa tem domínio na posse de bola mas é o Sobradinho quem vira
Aos sete minutos da etapa complementar o Formosa reapareceu no ataque depois de amplo domínio do Sobradinho após jogada feita pela direita por Felipe da Maia. O camisa 10 do Tsunami levantou a bola para o meio da área e viu a defesa do Leão afastar mal e deixar a bola com o atacante Éder que, ao tentar o domínio da bola espirrada viu o goleiro Donizete bater a carteira e sair jogando.

Depois do susto o Sobradinho respondeu aos 16 minutos após um cruzamento pelo lado esquerdo chegar na cabeça de Dimba que tentou colocar a bola no canto baixo direito de Tiago Rocha. Melhor para o goleiro do Formosa que tirou de qualquer forma em mais uma grande defesa.

E foi quando o Formosa perdeu poder defensivo pelo lado direito com o mal posicionamento dos jogadores que o Sobradinho aproveitou uma das poucas chances que teve no segundo tempo para virar o jogo.

Depois de virada de jogo da direita para a esquerda, Patrick dominou sozinho, olhou para a área e se ajeitou para lançar na cabeça de Marcelinho que, apesar de baixinho, subiu no terceiro andar no meio da zaga formosense e colocou a bola no ângulo direito, sem chances para Tiago que só conferiu a jogada.

Aos 28 minutos o Sobradinho apareceu com perigo mais uma vez. Após cobrança de falta de Émerson próximo da entrada da área, a bola passou por cima da barreira e caiu no canto esquerdo baixo de Tiago Rocha que saltou e fez outra grande defesa.

A medida que o tempo ia passando o técnico Humberto ia posicionando sua equipe para segurar o resultado e explorar os contra ataques enquanto Auecione Alves tentava produzir um time veloz que tivesse maior ímpeto nas jogadas pelos lados para tentar sair da oitava rodada com ao menos um ponto na classificação.

Aos 32 minutos, após lançamento pela esquerda de Geovane, o meia Kássio subiu e escorou de cabeça fazendo a bola passar próximo da trave direita do goleiro Donizete que só teve o trabalho de acompanhar a redonda passar.

A partir daí, o Formosa começou a ser vencido pelo próprio nervosismo, prova disso foi a expulsão do lateral França que recebeu o segundo amarelo e saiu mais cedo.

Com jogadas que não surtiam efeito, o Formosa se esbarrava na forte defesa do Sobradinho que se posicionava muito bem no campo defensivo e ocupava os espaços quando a bola estava com os jogadores do Tsunami.

No apagar das luzes, aos 46 minutos, o atacante Fininho caiu pelo lado direito, recebeu a bola e lançou para a área na marca de cal. Na briga entre Éder, Kaká, Miltão e Galego pela pelota, melhor para a defesa do alvinegro que tirou de qualquer forma e garantiu os três pontos.

Ao fim do jogo, o atacante Éder parabenizou o adversário pelo resultado obtido em campo mas esperava ver o Formosa sair com outro placar: "Eles tiveram chance e fizeram. Foram felizes nas jogadas. No final, mesmo com um a menos pressionamos. Mostramos espírito de luta e não merecíamos ter saído de campo com esse resultado" disse ele.

Perguntado se o time estaria classificado, o goleiro Donizete respondeu: "Acredito que já nos classificamos, mas precisamos fazer o máximo de pontos possíveis para ficar entre os quatro primeiros. No ano passado, o time - do Sobradinho - foi eliminado pelo Ceilândia depois de empatar o placar dos jogos na fase final e precisamos trabalhar para termos essa vantagem" disse ele.

Sobre ter jogado contra o ex-clube do ano passado, o arqueiro alvinegro afirmou: "A gente fica feliz quando a diretoria nos abraça. Tive duas boas passagens pelo Sobradinho e é sempre bom fazer boas amizades. Esse é o resultado de um bom trabalho que fazemos em campo. No ano passado ajudei a equipe do Formosa a subir" afirmou ele.

Com a vitória, o Sobradinho subiu para a vice liderança com 15 pontos, um a menos que o Luziânia, time que o Leão da Serra enfrenta na próxima rodada no estádio Serra do Lago em terras goianas no sábado às 16 horas.

O Formosa segue com nove pontos na oitava colocação e recebe o Legião no próximo domingo às 15h30 no estádio Augustinho de Lima em Sobradinho.


Matéria de Alex Nunes para o Clube do Esporte DF e para o Blog Esporte de Formosa
Foto de Félix Neto para o Clube do Esporte DF e para o Blog Esporte de Formosa

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.