Pretende visitar a Rampa de Vôo Livre durante o campeonato?


Se você pretende aproveitar este próximo final de semana para acompanhar o início da etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente em Formosa com a largada dos competidores na Rampa de Vôo Livre (NO DOMINGO) a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade, fique atento às instruções do Blog Esporte de Formosa para ter a melhor experiência possível durante o passeio.

PRIMEIRO - O ACESSO
A rampa de vôo livre, embora tenha fácil acesso com quase todo o trecho em asfalto, o trecho de terra - de apenas sete quilômetros - carece de atenção redobrada. A pista de terra é boa para o tráfego, porém há algumas curvas e pedaços em que sua largura não comporta dois veículos de médio porte. Portanto, nada de altas velocidades ou de imprudências. 

Um detalhe aqui vai para a entrada deste trecho de terra que fica na GO que liga Formosa a Alto Paraíso. As placas indicando a rampa estarão do LADO DIREITO JÁ NA ENTRADA DA PISTA e ficarão em um pequeno morro de baixa declividade quase imperceptível - você estará subindo ele. Portanto não acelere despreocupadamente pois poderá ver o acesso muito em cima e não conseguirá virar a tempo. Depois que entrar, após alguns metros haverá uma pequena placa indicando entrar pelo lado esquerdo, em seguida é só aproveitar o trecho e chegar na rampa.

Em competições deste nível, os pilotos profissionais que realizarão a disputa são acompanhados por equipes, geralmente em carros grandes para levar seus equipamentos e os demais integrantes. Depois das decolagens, os veículos de apoio irão sair da área de decolagens para fazer o acompanhamento dos pilotos, por isto, muita atenção ao estacionar seu veículo. Normalmente há uma equipe que aconselha onde deixar o carro, porém, no primeiro dia pode ser que este número fique acima do esperado.

SEGUNDO - CUIDADOS NA RAMPA
Não há infra estrutura física fixa na Rampa. Pode ser que algumas pessoas façam comércio de água, refrigerantes e comidas leves e PODE SER QUE NÃO! Portanto, para não ficar na mão, leve sua água e seu lanche. Como as decolagens começam ao meio dia e não há um horário específico para o término das decolagens, você poderá passar horas vendo a movimentação e não perceber que passou da hora do almoço. Cuide-se.

Outra situação frequente é o fato de a Rampa, por estar numa borda de chapada, trazer uma sensação térmica muito fria próximo da área de decolagem. Em alguns momentos há grandes vendavais que vão te deixar com frio e, por isto, poderá se queimar do Sol. Portanto, para não evitar este transtorno, leve e passe protetor solar - mesmo que sinta muito frio.

Se pretende levar crianças, o Blog recomendaria que leve aquelas com uma certa idade. O local em dias de competições costuma ficar muito cheio. Haverá montagem dos equipamentos, pilotos saltando, pessoas circulando em todas as áreas e, em um rápido descuido, poderá se perder da criança (ou vice-versa). Portanto, se for levar, redobre a atenção. Mas o ideal seria que não levasse - pelo menos não no primeiro dia.

Ao circular na área de competição evite passar na frente dos equipamentos montados. Muitas vezes os pilotos aguardam as "janelas" (momentos em que há condições atmosféricas para poderem sair) e se estiver na frente dos pilotos você atrapalhará a competição. Também evite pegar em equipamentos alheios ou ficar muito próximo dos pilotos durante a montagem. Eles precisam de concentração e um descuido na montagem pode se tornar em grandes problemas.

Também tenha cuidado durante as decolagens pois os ventos poderão variar sua direção em cima da rampa, isto pode atrapalhar os pilotos e pode fazer com que eles se desequilibrem. Por isto é importante que todos fiquem a uma distância segura dos pilotos no momento em que estão preparados para decolarem.

Caso deseje tirar fotos ou filmar algum momento, a indicação é PERGUNTAR aos organizadores onde você pode ficar. Em geral há uma área lateral FORA do trecho de decolagens em que as pessoas podem ficar com segurança. NÃO BANQUE O FOTÓGRAFO IRRESPONSÁVEL buscando lugares diferentes ou perigosos para fazer seu registro. Além de se colocar em risco, você motiva outros a atrapalharem o evento. Para fotos e filmagens a dica é chegar bem antes do início das decolagens (entre 10 e 11 horas).

E no caso de estar bêbado, favor evitar o local de competições.

TERCEIRO - A RAMPA
A área da rampa é visitada durante todo o ano, porém às vezes não é devidamente cuidada. Em competições, por outro lado, a área se transforma. Se você quer aproveitar o momento para tirar fotos suas, tente chegar antes das decolagens como indicado. Sem os parapentes, a rampa é muito bonita, de lá você pode vislumbrar o Vão do Paranã. A frente da rampa, apesar de mais a frente ser bastante íngreme, há uma área relativamente aplainada em que se pode caminhar - com muito cuidado.

Agora se você imagina que esta rampa é similar a do Rio de Janeiro - que possui deck de decolagens - ou algo parecido simplesmente esqueça tudo que já viu antes. O local não possui nenhuma estrutura física fixa, como dito anteriormente, durante a competição, aberta a "janela" para decolagens, os pilotos vão em direção a borda da chapada e contam com o vento e outros detalhes atmosféricos para levantarem vôo. A experiência é muito boa e vale a pena conferir - e depois visitar a rampa em pequeno grupo.

QUARTO - ORIENTAÇÃO
Sempre que tiver em dúvida em relação a onde andar ou onde pode ficar, procure orientação junto aos organizadores - geralmente estão uniformizados. Se você chegar cedo poderá acompanhar parte dos bastidores da competição - com a montagem dos equipamentos e orientações. Ao chegar perto do espaço em que os pilotos estiverem utilizando para conferirem seu equipamento, tenha cuidado.

Em geral, tanto os pilotos quanto a equipe e organizadores não vêem problema quanto a circulação de pessoas ANTES das decolagens por haver muita cautela e respeito neste tipo de competição.

Porém, quando anunciado o começo das decolagens é importante dar todo o espaço possível aos pilotos e, em caso de haver algum problema antes da decolagem, EVITE AGLOMERAÇÕES que impeçam a chegada de socorro. 

Ao acompanhar a competição se sinta responsável pela segurança dos pilotos e das demais pessoas que estarão lá assim como você acompanhando a competição.

No sábado, dia 21, a competição terá sua abertura prevista para ocorrer na Praça da Prefeitura, no centro da cidade, a partir das 18 horas. É uma oportunidade para mais informações e orientações gerais para a competição.

O BLOG E A RAMPA
Não em todo o ano, mas o Blog acompanha algumas competições nacionais e mundiais na Rampa de Vôo Livre há algum tempo. As sugestões acima são baseadas em visitas anteriores a estas competições e a preocupação com esta matéria é a de apenas sugerir visando ter a melhor experiência possível de um momento destes para que possa voltar lá sempre que possível.

Matéria: Blog Esporte de Formosa

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.