Campeonato de Parapente começa neste sábado



De 21 a 28 de julho, a cidade de Formosa (GO) recebe o Campeonato Brasileiro de Parapente CAIXA – Etapa Formosa, com a participação de 130 pilotos, do Brasil e do exterior. Esta é a primeira vez que a cidade sedia uma etapa do campeonato nacional. As decolagens acontecem a partir da Rampa de Voo Livre do Vale do Paranã de onde os pilotos ao longo de sete dias competirão na modalidade Race To Goal, uma corrida aérea em circuito localizado sobre cidades de Goiás e do Distrito Federal. As largadas serão realizadas ao meio-dia e os pousos no Aeródromo de Formosa e no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A competição faz parte do calendário nacional e é reconhecida pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

Distante 48km do centro da cidade de Formosa (GO) (50 minutos) e a 87km de Brasília (DF), há mais de três décadas, a rampa de Voo Livre do Vale do Paranã é palco de campeonatos nacionais e mundiais. Mantida pela Associação de Voo Livre de Brasília – AVLB, tem uma ampla área de decolagem, possibilitando mais de 15 (quinze) decolagens simultâneas, uma grande área de pouso em frente à rampa e no seu entorno.

A modalidade Race To Goal estabelece que os pilotos deverão realizar voltas em um circuito previamente estabelecido pela comissão organizadora no dia de cada largada, dependendo das condições atmosféricas. Os pilotos voarão com teto de 2 mil metros de altura acima do nível do chão (3 mil metros acima do nível do mar) em uma área de aproximadamente 10 mil km2, sobre a região que compreende o polígono Formosa, Brasília, Água Fria de Goiás, Sobradinho, Planaltina (DF) e Planaltina de Goiás. Quem completar o circuito no menor tempo, vence a corrida do dia. Cada bateria disputada terá um peso e os vencedores serão conhecidos após a somatória dos resultados da semana.

Os atletas concorrem em quatro categorias. Open, a categoria principal, premiará do primeiro ao quinto lugar. Serial (para equipamentos homologados), Sport (intermediário) e Feminino premiarão os três primeiros colocados de cada categoria. Além de dividir um prêmio de R$ 7.000,00 (sete mil reais), os vencedores pontuarão para o ranking nacional e mundial, que conta para a escolha dos atletas que participarão das etapas do campeonato mundial.

Participantes
Entre os 130 participantes estão confirmadas as presenças de alguns dos principais atletas da modalidade, como André Fleury, um dos maiores recordistas mundiais da modalidade, Rafael Saladini e Samuel Nascimento, atuais recordistas mundiais de distância, com 564 km de voo ininterrupto, Frank Brown, 12 vezes campeão brasileiro e ex recordista mundial, Jeison Zeferino, campeão do último campeonato Pan Americano e piloto revelação. As mulheres também marcam presença na competição, com a participação de Marcella Uchoa, atual recordista brasileira de distância, e Priscila Fevereiro, que este ano tentarão bater o recorde mundial de distância.

Programação
Os treinos começam a partir do dia 14 de julho, sendo que a grande maioria das equipes chega à cidade partir do dia 18. No dia 21 de julho, será realizada a cerimônia de abertura do evento, com shows gratuitos em Formosa-GQ. A competição começa no domingo, às 12h, com provas que devem ter duração entre duas e quatro horas. Os pilotos podem decolar com ventos de até 30km/h. Durante a competição, os parapentes alcançam velocidades entre 50km/h e 70km/h.

Com patrocínio do Governo de Formosa e da SOL Paragliders e apoio da SAGA Jeep e Mazzoty, o Campeonato Brasileiro de Parapente CAIXA – Etapa Formosa é organizado pela Associação de Voo Livre de Brasília (AVLB) e a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) com o apoio da Federação Goiana de Voo Livre (FeGVL). A realização do campeonato acontece junto com as comemorações pelo aniversário de 175 anos da cidade de Formosa, celebrado no dia 1º de agosto.

Matéria retirada do site Surgiu.
Disponível em: http://surgiu.com.br/2018/07/18/campeonato-brasileiro-de-parapente-caixa-etapa-formosa/

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.