Formosa busca vaga inédita na decisão do Candanguinho

Há sete anos atrás, em 2011, o Formosa iniciava sua primeira participação no Campeonato Juniores do Distrito Federal (ocasião que contou com cobertura do Blog Esporte de Formosa). Naquela época, o Tsunami tinha ficado em terceiro lugar no Campeonato Candango após aquele fatídico jogo contra o Botafogo-DF - conhecido como Diogaço e, consequentemente, estava assegurado no Campeonato Brasileiro Série D que, inclusive, foi a única participação do alviverde em competições nacionais.

A expectativa em torno do Campeonato Juniores era a de iniciar um trabalho que desse oportunidade para a criação de um núcleo jovem genuinamente formado por formosenses.

Em maio, entre o Candangão e o Campeonato Brasileiro, o sub-19 do Formosa se preparava para sua estreia, o jogo inaugural da categoria ocorreu no Estádio Diogão contra o Legião.

Naquela época, o Legião focava seus trabalhos justamente na base e chegou a competição como um dos favoritos. Tanto que, contra o Formosa, dominou as principais ações do jogo e testou a defesa do Tsunami de diversas formas.

Porém, naquele jogo do dia 21 de maio de 2011, a vitória não seria dos visitantes. Aos poucos, o Formosa cresceu na partida e naquele típico último lance, aos 48 minutos do segundo tempo, em jogada de bola parada pela esquerda com o ataque voltado ao gol da caixa d'água a bola partiu da intermediária, encontrou um desvio no meio do caminho, tocou o travessão matando o goleiro e parte da defesa adversária e voltou no peito de Pedro Antônio que apenas se ajeitou para evitar o toque de mão para empurrar a redonda para as redes.

O gol e a vitória deram ânimo aos jogadores e ao time que avançaram até a segunda fase para depois serem eliminados. Parte daquele grupo treinou com a equipe do Campeonato Brasileiro e alguns até tiveram a sua chance. Apesar de não vir o título do Candaguinho, a experiência foi muito positiva.

De lá para cá, o Formosa vez ou outra participava do Candanguinho até que de alguns anos para cá assegurou sua participação anual e montou um grupo forte para monitoramento e montagem dos elencos da competição. No ano passado, o Tsunami chegou até as semifinais e por muito pouco não conseguiu chegar a decisão.

Neste ano, a equipe chegou com expectativas altas e está focada na vaga da Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma das metas e sonhos de grandes profissionais que integram os bastidores desta equipe. A vitória no jogo que acontece amanhã, dia 21, às 15h30, levará o Formosa a competição nacional pela primeira vez em sua história podendo se tornar num marco importante para o desenvolvimento do futebol na cidade.

O adversário desta semifinal é o Ceilândia, uma das equipes que também vem trabalhando firme para chegar a decisão e disputar a próxima Copinha. Possui um bom elenco e liderou o "grupo da morte" da primeira fase. É uma equipe de talento que nos faz lembrar do Legião da estreia do Formosa. Será uma partida difícil para o Tsunami. O alvinegro, inclusive, levou a primeira vencendo por 1 a 0 e jogará amanhã pelo empate. Vitória por qualquer resultado para o Formosa dará Tsunami na final.

Que os jovens garotos do atual elenco lembrem-se da história que poderão escrever por meio de seus dribles, gols e habilidade no dia de amanhã e que, no final das contas, independentemente do resultado que construírem, atuem com muita raça e força de vontade em cada lance. Estaremos na torcida por todos vocês! Que todos tenham um bom jogo!

Matéria: Blog Esporte de Formosa

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.