Etapa Brasília de Voo Livre confirmada para agosto

Foto: Divulgação/CBVL
Está confirmado para a última semana do mês de agosto a II Etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta de 2018 após o grande sucesso do Mundial FAI realizado no ano passado no mesmo local. Entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro, os competidores voaram centenas de quilômetros entre Formosa, Planaltina/GO e região até aterrissar na Esplanada dos Ministérios.

Funcionando a mais de 30 anos, a Rampa de Voo Livre localizada em Formosa será palco de mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta e, de quebra, também valerá pontos preciosos para o Ranking Mundial FAI - anualmente a etapa do torneio é também chamada de Brasília Open possibilitando que atletas do mundo todo venham para a disputa em busca de uma melhor posição no ranking.

Diferentemente da etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente, que será realizado em julho e terá base em Formosa,  a etapa do Vôo Livre, por ter seu pouso na capital federal, é instalada em Brasília - motivo pelo qual a etapa leva o nome.

Brasileiros que poderão estar neste ano
O paulista Álvaro Sandoli, melhor brasileiro no ranking mundial FAI, em nono lugar, competiu na etapa do ano passado ficando na décima posição e é esperado para mais este ano. Outros atletas do top 100 do ranking que poderão representar o Brasil na edição 2018 e estiveram na competição do ano passado são: o gaúcho Andre Wolf (3º na etapa passada e 22º do ranking); Marcelo Andrei (5º na etapa passada e 24º do ranking); David Brito Filho (2º na etapa passada e 25º do ranking); o carioca Carlos Niemeyer (13º na etapa passada e 71º do ranking); Glauco Pinto (18º na etapa passada e 75º do ranking); Marcio Rosadas (11º na etapa passada e 88º do ranking).

Para quem não sabe...
O "país do futebol", a considerar a diferença em relação ao patrocínio de viagens a competições internacionais comparado aos demais países e competidores, tem se mantido no top 3 do ranking da modalidade - com diferença muito pequena para os demais - reflexo da grande dedicação e comprometimento dos atletas brasileiros que, constantemente figuram entre os dez melhores do mundo ano após ano mesmo com o baixo investimento na modalidade.

Atualmente na liderança do ranking mundial FAI, o australiano Jonny Durand afirmou a reportagem do Blog Esporte de Formosa, em 2011, que a etapa é uma das melhores do mundo para se disputar por conta das condições de voo existentes na região. Jonny, inclusive, é o atual campeão da etapa e, caso dispute mais uma etapa em Brasília, é um dos favoritos a vitória.

Matéria: Redação Blog Esporte de Formosa

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.