Brasília Open de Vôo Livre começa neste sábado


No próximo sábado (08) começa mais um evento do Brasília Open de Vôo Livre, uma das mais tradicionais etapas da modalidade no Brasil, sendo considerado por muitos, o melhor local para saltos no mundo. A decolagem ocorre na rampa localizada na divisa dos municípios de Formosa e Planaltina e a aterrissagem é feita na Esplanada dos Ministérios.

Segundo a Associação Brasileira de Vôo Livre - ABVL - a competição se inicia neste sábado com os treinos livres. No mesmo dia, às 20h, será realizada a cerimônia de abertura com a confirmação dos inscritos.

No dia 09, por volta das 9h00, a previsão é de que centenas de competidores brasileiros e estrangeiros apareçam na Rampa de Vôo Livre para o primeiro dia de provas válidas do Brasília Open. O evento segue até o dia 15 de agosto com largadas diárias.

Normalmente, no primeiro domingo da competição, a Rampa de Vôo Livre fica lotada de espectadores, o que às vezes atrapalha a decolagem de alguns competidores. No entanto, quando todos estão no ar, a visão que se tem de quem acompanha o evento é fantástica, o que torna válida a visita.

Ainda segundo a ABVL, esta será a última oportunidade de treinamento. Em 2016, teremos o Pré-Mundial e, em 2017, o Campeonato Mundial e, para participar destes dois eventos, os pilotos deverão estar classificados no ranking de seus respectivos países.

Dicas
Acompanhando a competição há quatro anos, a reportagem do Blog Esporte de Formosa passa a você, o que é necessário para curtir o dia de decolagens da rampa de vôo livre:

- Segurança: é importante que os visitantes fiquem atentos à área de decolagem e respeite os limites impostos pela organização do evento para que nada saia fora do padrão de segurança. Tudo é feito com muito cuidado por diversos profissionais para assegurar um bom programa.

- Saúde I: o visitante de primeira viagem é surpreendido com um efeito muito curioso que a rampa possui. Por ventar demais, a sensação térmica causada faz com que a pessoa não perceba a incidência dos raios solares. Por isto é importante o uso de protetor solar.

- Saúde II: além do protetor, para assegurar um bom passeio é importante que o visitante leve água e alimentos para não ser surpreendido. O início das decolagens ocorre de acordo com as condições do tempo e ela pode ocorrer mais cedo, ou um pouco mais tarde, seja precavido.

- Crianças: como a rampa fica lotada de asas deltas e equipamentos de segurança dos competidores a sugestão é que, caso leve alguma criança, fique próximo dela o tempo todo e evite que ela adentre os locais dos equipamentos. Se houver viabilidade, é indicado que a criança fique em casa com parentes pois o local possui alguns pontos de alto risco.

- Competidores: em geral, os praticantes da modalidade fazem a montagem das asas deltas e demais equipamentos poucos instantes antes da partida. Dê espaço e evite passar próximo aos equipamentos durante a montagem.

- Distância: para moradores de Formosa, o trecho é de aproximadamente 50 quilômetros. Para se dirigir ao local, o visitante pega a saída para Planaltina-GO e vai a GO-118 em direção a São Gabriel. Depois de pouco mais de 15 quilômetros há uma placa à direita indicando a entrada para a Rampa. Serão mais sete quilômetros de estrada de terra até a chegada definitiva ao local que é acessível a qualquer veículo.

- Dúvidas: caso tenha dúvidas sobre os locais de segurança ou queira alguma informação, procure os organizadores do evento ou até mesmo os competidores para curtir a rampa e o dia de competição sempre respeitando o espaço dos demais espectadores e dos competidores.

Matéria: Blog Esporte de Formosa, com informações do site da ABVL
Foto: Arquivo/Blog Esporte de Formosa

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.