Presidente do Formosa rompe com silêncio e expõe dificuldades financeiras

Com quase 35 anos de idade e quatro participações na primeira divisão do campeonato candango, sendo três delas nos últimos quatro anos, o Bosque Formosa Futebol Clube volta a experimentar uma grave crise financeira que pode custar a retirada definitiva da equipe da competição doméstica.


Depois do terceiro lugar em 2011, a queda em 2012, o segundo título da divisão de acesso em 2013 e a heroica campanha em 2014 – que garantiu a quinta edição do Candangão para a equipe em 2015 mesmo jogando todas as partidas fora de casa -, o presidente Cassiano Cacildo rompeu com o silêncio e afirmou: “o Formosa ainda continua sem pagar as dívidas contraídas no campeonato”.

Sem amuleto, time começa a ter dificuldades
Em outubro de 2013, sob a promessa de recuperar o gramado do estádio Diogão, a Prefeitura Municipal inviabilizou a participação do time na primeira divisão de 2014. A obra que tinha como data de encerramento em fevereiro atrasou e, mesmo hoje, depois de um ano do início dos trabalhos, não se sabe ao certo quando o amuleto do Tsunami do Cerrado estará pronto.

Enquanto o enigma segue sem ser desvendado, o Formosa perdeu a oportunidade de arrecadar com os bons públicos do Diogão durante o campeonato candango e, mandando os jogos sempre em Luziânia/GO e Sobradinho – chegando ao ponto de mandar a partida contra o Leão da Serra nos domínios do rival –, a equipe perdeu pontos importantes e lutou para evitar a queda. Além disso, lutava ao mesmo tempo, por um espaço na fase eliminatória.

Mas, no fim, após estar dentro da zona de classificação na maior parte da competição, o Tsunami acabou perdendo na última rodada para o Luziânia e, com isto, não avançando de fase. Porém, a vaga na elite estava garantida para 2015.

Dívidas podem fechar as portas do clube
Recentemente, o CRAC de Catalão recebeu cerca de R$ 160 mil da Prefeitura local para manter o time na Série C do Campeonato Brasileiro. O recurso será usado para comprar 8 mil ingressos que serão distribuídos para a população e, de quebra, para salvar o clube.

Em Formosa, a Prefeitura alega não poder auxiliar por conta de uma intervenção do Ministério Público ocorrida há alguns anos atrás. Sem o apoio, o presidente do clube buscou apoio por meio de outras pessoas. No entanto, o apoio tão aguardado não veio e a dívida contraída pode fechar as portas do clube.

“O clube poderá ficar sem representar a cidade de Formosa no campeonato profissional nos próximos anos, por falta de verba. Lamentável uma equipe que teve um aproveitamento inédito em 2013, e apesar de toda dificuldade em 2014, sem estádio para jogar, jogando fora de seus domínios e ainda permanecendo na 1ª divisão e agora esta sendo obrigada a pedir licença da competição de 2015”, desabafou Cassiano.

Cassiano não informou quanto a equipe tem de dívida, mas afirmou que está ligada à última folha de pagamentos do time e o dinheiro emprestado para cobrir os pagamentos anteriores.

Por fim, o dirigente alviverde diz que o clube é uma entidade sem fins lucrativos: “Quero deixar bem claro, para aqueles que não conhecem a real situação do Bosque Formosa Esporte Clube, somos uma entidade civil sem fins lucrativos e representamos Formosa e toda região no campeonato profissional do Distrito Federal. Porém, o time é do povo formosense”, concluiu.

Caso a situação financeira do Bosque Formosa não seja resolvida imediatamente, o presidente do clube acredita que o licenciamento do clube da divisão de elite deva ser o caminho a ser percorrido no ano de 2015, ficando de fora da competição, seja temporariamente ou definitivamente.

Segundo o Regulamento Geral de Competições da CBF, uma equipe só pode retornar, caso abandone qualquer competição, após dois anos.

Outro problema, caso milagrosamente a equipe se firme na competição é o local para jogar a temporada 2015. Tudo porque a Federação tem cobrado a sede do time e, sem data para o Diogão estar pronto, a direção do clube tem tido mais uma motivação para não participar do Candangão 2015. 

E você, o que acha disso tudo? Não deixe de comentar abaixo!

Matéria de Alex Nunes para o Clube do Esporte DF e para o Blog Esporte de Formosa

2 comentários:

  1. A verdade e que tem que fazer um time profissional de amadores, umas seleca dessa 1 divisao em formosa e os jogadores novos que tem ai, pagando um salario pra todos concerteza dava certo

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, pois deveriam dar credito aos jogadores que tem na cidade, pois o que falta a eles e a oportunidade....

    ResponderExcluir

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.