Formosa vence Gama, sai da briga contra o rebaixamento e entra para a briga pela classificação
Preto Marabá abriu o placar para o Formosa, aos 29 minutos do primeiro tempo. Já na segunda etapa, Éder ampliou o marcador aos 30 minutos. Três minutos depois, em cobrança de falta, Maicon Carioca descontou o placar para o Gama.
O jogo
Com as duas equipes com grandes chances de se classificar para a próxima fase necessitando de um bom resultado no confronto direto, os primeiros minutos de jogo foram de extrema análise por ambas as equipes que pouco encaixavam um ataque perigoso contra o adversário.
No entanto, quando surgiram os primeiros perigos entraram em cena as traves. Na primeira oportunidade, aos 20 minutos, o meia Geovane fez um belo cruzamento da intermediária direita do ataque formosense procurando Genesis, o meia saiu da marcação de Gustavo e cabeceou tirando do goleiro Pereira acertando o poste superior.
Um minuto depois foi a vez de Genesis servir o ataque formosense. Em jogada de profundidade pelo lado esquerdo o meia lançou na medida para Éder que furou na primeira oportunidade mas conseguiu consertar o lance e chutar a bola no travessão do Gama mais uma vez tirando as chances de defesa do goleiro Pereira.
Na sequência do lance a bola voltou para a grande área e Da Maia ainda tentou cabecear contra o gol aproveitando que Pereira estava no chão mas acabou acertando a defensiva do Gama que afastou o perigo de vez dali.
Dominando as jogadas no primeiro tempo o Formosa chegou ao gol aos 29 minutos do primeiro tempo. Cobrança de falta pelo lado direito da intermediária no segundo pau para Preto Marabá que, sozinho, subiu no terceiro andar e cabeceou com força para o chão como manda a cartilha do futebol. O goleiro Pereira ainda encostou na bola mas nada pôde fazer para evitar o primeiro gol da partida em favor do Tsunami.
Após o gol o Gama parece ter acordado no jogo e respondeu aos 33 minutos levando bastante perigo contra o gol do Formosa. Ferreira ganhou a jogada pelo alto na direita do ataque próximo a grande área após bola espirrada pela zaga formosense e tocou para Fábio Saci. O atacante dominou e chutou forçando o goleiro Tiago Rocha a fazer uma grande defesa e evitar o empate.
Aos 43 minutos o Gama voltou a assustar. Maicon Carioca fez a jogada pela esquerda e cruzou para Felipinho que escorou a bola à queima roupa para defesa no susto de Tiago Rocha que deixou a redonda escapar nos pés de Fábio Saci. Porém, antes de o atacante tentar alguma jogada o arqueiro formosense se recuperou e foi mais rápido saltando nos pés do homem de frente do Periquito e abafando a jogada.
Gama melhora, assume o controle do jogo mas não consegue virada
No intervalo para o segundo tempo, o meia Lopes entrou no lugar de Anderson mostrando para todos que a conversa no vestiário por parte do técnico Eduardo Allax foi para fazer com que o Gama buscasse tomar conta do jogo e partir para cima dos visitantes.
E logo aos três minutos, a alteração surtiu seus primeiros efeitos, o meia Lopes ganhou jogada pelo meio e fez grande enfiada de bola para Fábio Saci que, dentro da área, ajeitou mas finalizou colocando muita força fazendo a redonda passar longe da meta de Tiago Rocha.
Aos oito minutos a trave do gol formosense foi apresentada ao ataque do Periquito. Após cobrança de escanteio pela direita a bola fez a curva e enganou Tiago Rocha que não conseguiu afastar permitindo que Fábio Saci chegasse sozinho no segundo pau para cabecear e acertar a trave.
Aos 13 minutos foi a vez de Luciano levar perigo contra o gol do Formosa. O lateral triangulou com Fábio Saci na entrada da área e arriscou fazendo a bola passar por cima do travessão.
Com amplo domínio nos primeiros minutos de jogo o Gama parecia empatar a partida a qualquer minuto. Mas foi o Formosa, que havia se retrancado para jogar em contra ataque quem surpreendeu chegando ao segundo gol.
Aos 30 minutos do segundo tempo, em jogada de contra ataque, Wesley fez a enfiada para Éder que ganhou o lance e com categoria fuzilou o gol do Gama ampliando o marcador e o número de gols marcados na competição. Com o de hoje o artilheiro chega ao seu nono tento.
Mas a torcida do Gama, que havia se decepcionado com o segundo gol marcado pelo Formosa, não demorou muito para ver a partida voltar a se incendiar novamente. Aos 33 minutos, Maicon Carioca bateu falta com classe no canto superior esquerdo da meta formosense sem chances para o goleiro Tiago Rocha diminuindo o marcador.
A cada minuto que passava o time do Gama se desesperava e o nervosismo começou a subir. Com todos os lances se resumindo ao campo de ataque do Periquito o jogo parecia ganhar um novo parâmetro onde o alviverde candango só atacava e o formosense só se defendia.
Mas bastou o Formosa fugir da nova regra que o terceiro gol quase pintou no Abadião. Aos 40 minutos, Wesley recebeu e apostou corrida com a zaga do Gama na diagonal, ao atingir a meia lua da grande área o meia atacante disparou um torpedo que tinha endereço certo não fosse a intervenção do goleiro Pereira que tirou a bola para a linha de fundo.
No último suspiro de jogo, o Gama quase empatou o jogo. Depois de a bola ser cruzada na área do Formosa e ser desviada por dois jogadores ela encontrou a cabeça de Fábio Saci que tentou tirar do goleiro para marcar mas acabou jogado para fora desesperando a torcida presente.
Com a vitória, o Formosa entrou no grupo dos classificados para as quartas-de-final, com 13 pontos e depende apenas de si para se garantir na próxima fase. Já o Gama é o sexto, com um ponto a mais e ainda luta para ficar entre os quatro primeiros para ter vantagem na segunda parte da competição.
Na última rodada, o Gama visita o Legião, no estádio Bezerrão, enquanto o Formosa visita o Luziânia, no estádio Serra do Lago. Os jogos estão marcados para as 16 horas da próxima quinta-feira (20).
CAMPEONATO BRASILIENSE
GAMA 1-2 FORMOSA
16.03.2014 – ESTÁDIO ABADIÃO – CEILÂNDIA/DF
Gama: Pereira; Luciano, Rodrigo, Alex e Maicon Carioca; Anderson (Lopes), Diego, Douglas Pará (Felipinho) e Thyago Fernandes (Wellington Pimenta); Ferreira e Fábio Saci.
Técnico: Eduardo Àllax
Formosa: Tiago Rocha; França, Preto Marabá, Marcelo e Vinícius; Cléber Souza, Gênesis (Wesley), Geovani e Felipe da Maia (Douglas Soares); Éder e Romário (André Luiz)
Técnico: Auecione Alves
Árbitro: Rafael Diniz
Público: 471 pagantes
Renda: R$ 1.555,00
Matéria retirada do site Clube do Esporte DF
0 comentários:
BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.
Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.