Especial: Campeões filhos de Formosa
O Blog Esporte de Formosa abre espaço para destacar e valorizar os atletas locais das mais diversas modalidades individuais e coletivas que já tiveram a experiência de disputar os grandes torneios regionais, nacionais e internacionais além de ter a felicidade de trazer grandes resultados para nossa cidade. Neste ínterim, o BEF inicia seu especial pelo karatê, arte marcial japonesa também conhecida como “arte das mãos vazias”.
O karatê
Como já mencionado, o Caratê ou Karatê é uma arte marcial japonesa (Budō) que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone de Oquinaua sob influência do chuan fa chinês e dos koryu japoneses (modalidades tradicionais de luta).
A influência do chuan fa foi maior num primeiro estágio e se fez sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos e pragmáticos da China. A influência das disciplinas de combate familiares do Japão, ou koryu, é notada no desenvolvimento de movimentos diretos e simples, abandonando aquilo que não seria útil.
Seu repertório técnico abrange principalmente golpes contundentes — atemi waza —, como pontapés, socos, joelhadas, bofetadas etc., executadas com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios — nage waza, katame waza, uke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase dependendo do onde ou qual estilo/escola se aprende.
O estádio da modalidade na transição entre os séculos XX e XXI tem dado ênfase à evolução do condicionamento físico, desenvolvendo velocidade, flexibilidade e capacidade aeróbia para participação de competições de esporte de combate, ficando relegada àquelas poucas escolas tradicionalistas a prática de exercícios rigorosos, que visam desenvolver a resistência dos membros, e de provas de quebramento de tábuas de madeira, tijolos ou gelo. De um modo simples, há duas correntes maiores, uma tendente a preservar os caracteres marcial e filosófico do caratê e outra, que pretende firmar os aspectos esportivo e lúdico.
O nosso atleta
Representando o município de Formosa em diversos torneios nacionais, regionais e nacionais o atleta Carlos Augusto da Silva, 29 anos tem uma agenda repleta de treinamentos para manter um bom rendimento nas competições.
Em 2012, foram completados 12 anos de dedicação total à modalidade que o projetou nacionalmente para se tornar em um dos principais caratecas da região e do país.
Filiado à Federação Brasileira de Karatê (CBK) e ao World Karate Federation (WKF), Carlos é faixa preta e possui grandes resultados com as seguintes colocações: Campeão e duas vezes vice nos Jogos Regionais de São Paulo/SP; Tricampeão e duas vezes vice nos Jogos Regionais de Goiás; Tetracampeão Goiano de Karatê; Bicampeão Distrital de Karatê; Heptacampeão Brasileiro de Karatê.
Contando todas as medalhas acumuladas nas competições em que Carlos participou durante sua vida esportiva o atleta possui um resultado expressivo. Foram 34 medalhas, sendo 22 douradas, 6 prateadas e 8 bronzeadas. Uma média de quase duas medalhas de ouro por ano.
O BEF torce para que o atleta traga muitas outras medalhas para nosso município provando que o caratê formosense precisa de mais atenção no sentido de, num futuro próximo, conseguirmos ter novos caratecas levando o nome de nossa cidade pelo Brasil afora. Parabéns Carlos Augusto, mais um exemplo de perseverança e dedicação.
Se você conhece algum campeão filho de Formosa que está se destacando em alguma modalidade esportiva na região, a nível nacional ou internacional. Comente em nosso Blog. Vamos expandir nossa cobertura às demais categorias e esportes praticados em nossa cidade e provar que há resultados positivos que merecem destaque.
0 comentários:
BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.
Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.