Dilema: Formosa/GO x Formosa/DF
Um dos maiores dilemas do futebol brasiliense é a existência de clubes “estrangeiros” federados ao Distrito Federal tais como o Formosa/GO, o Unaí/MG, o Luziânia/DF e o Planaltina/DF que tem gerado uma “xenofobia” generalizada por parte da mídia e torcida candanga.
Entretanto, é válido ressaltar que esse “medo dos estrangeiros” não tem ligação com o fato de o time A ou B ser melhor que os do Distrito Federal, mas pelo fato do futebol candango perder mais ainda a sua identidade.
Desde a construção da nova capital federal, uma das maiores complicações tem sido o fato de o Distrito Federal não possuir uma identidade específica, um sotaque, um estilo ou uma maneira diferenciada das demais partes do Brasil, mas um emaranhado de identidades que não permitem a construção da figura de um brasiliense. Questão sociológica, fato.
A capital federal tem cidadãos de diversas partes do país e os brasilienses – nascidos e criados por lá – ainda não adquiriram um perfil exclusivo. É natural... demora.
Mas o que isto tem a ver com futebol? Ora, o futebol é reflexo de uma comunidade ou é a identidade mais clara de um país. Por exemplo, o futebol uruguaio é tido como um futebol guerreiro, de raça; o argentino, com pitadas de catimba; o brasileiro, de técnica e inteligência. Concomitantemente a isto, a população de cada parte reflete isto no dia a dia.
Pela falta de identidade, por ser novidade e por haver certa demora na criação de uma federação com o seu torneio, o futebol brasiliense teve de buscar suporte de outras partes do Brasil para criar e aumentar a competitividade de sua liga.
Mas, com o passar do tempo, o Distrito Federal tem criado uma figura tímida e, dentro do esporte, tem conquistado espaço ano após ano. Hoje, existem dezenas de times profissionais e outras tantas de amadores que esperam chegar ao futebol profissional.
Somadas as duas atuais divisões, a capital possui 20 times genuinamente brasilienses no futebol profissional contra quatro de Goiás e Minas Gerais.
O futebol candango é candango e não se podem ter clubes de outras partes do Brasil. Porém, retirar o Formosa – que representa o Distrito Federal no Campeonato Candango – seria uma grande desvantagem ao time goiano.
Também não se pode descartar o fato de a Federação ter convidado as delegações a sua volta. Obviamente que Unaí, Planaltina, Luziânia e Formosa preferiram disputar o campeonato brasiliense. É mais perto, é mais vantajoso. Quem não queria?
Querendo ou não, a Federação foi culpada por este dilema ao convidar equipes do entorno ou de estabelecer a regra de que as cidades que ficam até 200 km da capital federal possa entrar no torneio. Ou será que houve um pensamento de que tais clubes jamais chegariam a uma final ou representariam o Distrito Federal em campeonatos nacionais?
O que é certo é que o futebol candango precisa de mais prestígio. A começar de seus torcedores que residem por lá. No último campeonato regional, as piores médias de público foram de times tradicionais e sediados no DF.
Do mesmo modo, milhares de formosenses não querem e/ou se incomodam de ver seu time representando outro estado. Afinal, Formosa é do estado de Goiás e, apesar da proximidade com o Distrito Federal, deveria disputar o goiano.
Porém, imagine uma pelada na rua da sua casa. O dono da bola te chama para o jogo e, após o seu time estar vencendo, o dono da bola não gosta, pára de jogar e leva a bola embora. Uma baita sacanagem não é?
Agora imagine um time que está procurando uma maneira de chegar ao futebol profissional. O dono da bola o chama e, após o time estar representando a federação no Brasil afora, ele é excluído. Uma baita sacanagem não é?
É errado o Formosa disputar o Candangão? Na minha humilde opinião é. Mas quem começou com tudo isto foi a própria Federação que, segundo ela, por falta de clubes no DF – em meados de 1997 – convidou vários times das redondezas e, por conta disto, vai ter que arcar com as consequências e deixar o Formosa disputando o Candangão.
Por começar errado, a Federação e as torcidas “candanga e goiana” vão ter que engolir isto e mostrar em campo o bom futebol que tem apresentado nos últimos anos. Em outras palavras, bom ou ruim, o Formosa é DF, pelo menos no gramado.
0 comentários:
BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.
Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.