Comentários do jogo: FORMOSA 1 x 0 VILLA NOVA/MG

Na raça, na moral e na humildade. Ingredientes estes que faltavam a muito tempo no Formosa foram finalmente mostrados ontem. Esse sim é o alviverde que conhecemos. Que briga pelas jogadas e busca o gol o tempo todo.

Se o Formosa ficasse no zero ou perdesse, nem imagino o que poderia ter acontecido, mas por alguns instantes relembrei das cenas da melancólica eliminação do Candangão. Garrafas de água voando, torcida xingando e polícia tendo que agir. Graças a Deus e ao time isto não aconteceu ontem e, espero não ver isto tão cedo.

Com um primeiro tempo que ofuscou os mineiros na maior parte do jogo. Alguns vacilos continuam como a frequente fragilidade na cobertura da zaga. Uma bola mineira no travessão apareceu por conta disto. A meia defensiva do lado direito continua dando sustos.

Tirando a bola no travessão do Villa, o Formosa dominou o primeiro tempo e conseguiu o gol. Destaque para grande assistência de Paraná que percebeu a chegada de Saymon e o bom posicionamento do goleiro rival. Poucos tem essa percepção.

No segundo tempo, o lateral "artilheiro" voltou para a defensiva e pouco subiu para o ataque. As chegadas mais perigosas do Formosa vinham pela esquerda. Luís Carlos diminuiu seu ritmo e a ofensiva perdeu um pouco seu poderio. Mesmo assim, ainda vimos Furlán - vindo de lesão - receber duas bolas na área e perdê-las.

No princípio da etapa complementar, o Villa foi para cima e queria chegar ao gol para manter sua invencibilidade e quase fez isso em três grandes oportunidades. Por duas vezes Hugo chegou - SOZINHO - e deu grandes sustos. Numa dessas chegadas ele encontrou espaço para cabecear sem problemas no meio do gol. Bom para gente, porque se ele conseguisse desviar para o lado, um pouco que fosse, era caixão.

No fim, o saldo foi positivo não só pela vitória, mas pelo sentimento de união e confiança que finalmente pudemos ver de novo. O Formosa de ontem foi aquele que soube jogar com estilo e sem salto alto. Pela frente teremos um eliminado e um outro time que torce por tropeço de Volta Redonda para disputar a vida no jogo do Diogão.

COMENTÁRIOS E NOTAS DOS JOGADORES

Donizete - Segurança total no gol, deu confiança aos jogadores de linha e fez pelo menos três super defesas que o deixaram invicto na meta formosense. Nota: 10

Saymon - Demonstrou novamente que é jogador ofensivo e que pode fornecer risco chegando pela direita. Foi opção de jogo no ataque. O que resta ao técnico é ajeitar as costas do ala que ficam desprotegidas. Nota: 10 - pelo gol, por outro quase gol e pela boa atuação no primeiro tempo.

Reginaldo Dias e Ancelmo - Mostraram grande empenho na defensiva alviverde. Demonstraram grande segurança ao time e, quando foi preciso, jogou a bola na arquibancada. Mesmo assim não podem deixar o atacante rival sozinho numa pequena área. Nota: 9.5

Rafinha - Jogou bem em boa parte do jogo e teve Luís Carlos no apoio pelo lado esquerdo. É a melhor opção para a ala neste lado. Entretanto, na partida de ontem, demonstrou um pouco de nervosismo e não foi tão eficaz no apoio ofensivo. Nota: 9.5

Kássio e Renatinho - Foram verdadeiros cães de guarda no jogo de ontem não permitindo quase nenhuma chegada dos mineiros ao ataque. Entretanto, não foram tão eficazes na cobertura dos alas. Talvez por algum pequeno problema tático no posicionamento. Nota: 9.5

Paraná - Foi outro que possibilitou uma boa guarda ao meio campo e deu opção de jogo na saída de bola. Deu um grande passe para o gol de Saymon. Só faltou gás para manter o ritmo até o fim do jogo. Nota: 9,5

Luís Carlos - Na partida vimos dois Luís Carlos. Um no primeiro tempo e outro na etapa complementar. Nos primeiros 45 minutos foi eficaz e um dos responsáveis por municiar o ataque pelo lado esquerdo. Uma opção do técnico. No segundo tempo, manteve o posicionamento e jogou até bem, mas perdeu um pouco do fôlego e não apareceu tanto em jogadas importantes no apoio. Mesmo assim, não comprometeu. Nota: 9,5

Jackson - Para primeiro jogo no profissional, o jovem atacante mostrou muita personalidade, paciência e humildade. Não cometeu nenhuma falta, não provocou a zaga adversária e, em momentos mais quentes do jogo, ficou na dele. Atuou muito bem como pivô na entrada da área e se destacou no apoio para os jogadores que chegavam de trás. Fez boa movimentação para tirar a marcação e abrir o jogo. Não tem como não dar outra nota: 10.0

Pedro Henrique - Outro jogador da base do Formosa que está no elenco profissional a mais tempo. Atuou muito bem e deu opção na ofensiva com muita movimentação. Caiu pelo lado direito e só não foi mais eficaz por conta da dupla de zaga ultra experiente do Villa. Mesmo assim, mostrou luta até o fim e acreditou em todas as jogadas. Nota: 10.0

Wilian Bahia - Entrou no lugar de Jackson sob protestos da torcida que viu o técnico fechar o jogo restando mais de vinte minutos para o fim. Mesmo assim, em campo, atuou bem na cobertura.

Thiago Furlán - Deu novo fôlego ao ataque. Entretanto, talvez por conta do retorno de lesão, o jogador perdeu duas jogadas que não poderiam ser desperdiçadas daquela maneira. A torcida não gostou, mas o atleta ainda tem crédito e joga muito mais do que o que apresentou ontem.

Alex Bahia - Em seu primeiro toque na bola, a torcida pôde conferir de perto que é um atleta diferenciado. Para o resto de jogo que entrou, mostrou que é jogador de contra ataques. Deu grande passe para Furlán e apareceu em outras duas jogadas pelo lado esquerdo.

PS - Jogadores que atuam menos de 45 minutos não recebem nota a não ser que realize uma grande jogada a favor ou contra que resulte em gol ou em um grande lance.

Marquinhos Bahia - Não tem jeito. O esquema tático para o elenco do Formosa é o 4-4-2. Tem mostrado grande profissionalismo e humildade. Trabalha com seriedade e, por conta disto, podemos ver os atletas mais concentrados e sérios em campo. Renovou o espírito de luta do time para a partida de ontem. A única ressalva vai para a retrancada antecipada. Para o momento da partida em que o alviverde vivia, segurar o jogo foi muito arriscado. Nos próximos jogos, a equipe deverá ter mais "controle de partida" para que se evite uma situação destas. Pela frente, São Mateus e Audax. E, como bem disse o comandante. Não interessa o que vai acontecer com o Volta Redonda, o Formosa tem que vencer os dois jogos para depois pensar na situação dos outros.

2 comentários:

  1. cade o video do jogo contra o Vila Nova??

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,
    Conforme informamos nas nossas redes sociais (twitter). O Blog infelizmente não pôde fazer a cobertura em vídeo por conta de convite enviado pela Rádio Regional e a falta de nossa equipe para realizar a gravação dos melhores momentos.

    Pedimos desculpas por conta disto e, por enquanto, o projeto de vídeos está paralisado para reestruturação. (Os gastos com transmissão são altos - cerca de 200 a 250 reais por jogo- e não há retorno o que tem dado prejuízo, estruturando o blog, estruturaremos a gravação dos jogos novamente - esperamos voltar no Candangão 2012).

    ResponderExcluir

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.