Comentários da partida: FORMOSA 1 x 0 SÃO MATEUS/ES

Segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série D e o time do Formosa vai mostrando serviço na fase de grupos. Neste domingo, os comandados de Marquinhos Bahia bateram o campeão capixaba deste ano, o São Mateus/ES por 1 a 0, gol de pênalti. Mas poderia ter vencido por muito mais se não fosse a falta de mira e sorte, além da bela atuação de Merivaldo e sua defesa.

Em um jogo onde o gramado do Diogão foi protagonista, os dois times mostraram grande dificuldade para sair jogando com domínio de bola. Infelizmente, o verde do gramado, um dos mais bem cuidados da região, tem ganhado um tom amarronzado que vem prejudicando muito o trato da bola por parte do jogador.

Em campo o que vimos foi um Formosa cheio de desfalques tendo maior domínio com uma certa falta de entrosamento, algo tolerável uma vez que o time estava praticamente misto. Leís, Thiago Eciene e Régis não tiveram condições para entrar em campo momentos antes do jogo o que prejudicou a narração do jogo (uma vez que a lista que nos chegou dava conta que Régis e Leís jogariam). Enfim...

Depois de um primeiro tempo nervoso com algumas trocas de insultos por parte dos atletas e uma grande festa proporcionada por cerca de 400 torcedores. O Formosa voltou para o vestiário podendo ter aberto o placar em duas boas oportunidades promovidas por Pedro Henrique (e não Leís como dito na transmissão).

No segundo tempo, o gol foi questão de tempo. O São Mateus/ES mostrou um bom futebol mas não convenceu e começou a jogar para levar o ponto fora de casa até que o árbitro marcou o pênalti que mudou o rumo da partida.

Muita gente ficou na bronca com o juiz mas o lance foi faltoso, entretanto é aquela falta que muitos árbitros deixam passar e o de ontem não fez como muitos fazem. Na jogada que originou o pênalti, Thiago Furlán foi agarrado pelo marcador e teve sua camiseta puxada na hora do pulo para domínio o que desequilibrou o atacante. Em cima do lance (confira no vídeo postado abaixo), o árbitro não pensou duas vezes e apontou para a marca de cal.

Resultado justo. Quanto ao técnico adversário que alegou ter um "dossiê Formosa", vai aquele alô. Mais humildade antes de comentar sobre o rival da rodada. Em campo, um time só ganha com respeito e sem subestimar quem está do outro lado. Boa sorte nos próximos jogos.

Parabéns à arbitragem que não hesitou e nem pensou duas vezes. Viu o lance e marcou sem demora. Parabéns também à torcida pelo grande apoio dado ao Formosa, principalmente às duas organizadas que apoiaram o time o tempo todo aplaudindo todos os lances de ataque.

Comentários e notas:

Donizete - Não teve nenhum trabalho no jogo. Ficou sempre bem posicionado próximo do gol recebendo alguns recuos e saiu sempre bem. Sem problemas no jogo de ontem. Nota: 8,0

Saymon - Apareceu mais no jogo e ficou mais livre para apoiar o ataque. Teve uma atuação discreta, porém nada que comprometesse. Nota: 8,0

Reginaldos - A dupla de Reginaldos atuou muito bem na partida de ontem. Parabéns ao Dias que entrou "de última hora" e mostrou confiança e chegada firme nos lances. Ao Silva, muita segurança nos desarmes. Nota: 9,5. O ataque não teve chances.

Rafinha - Pelo outro lado Rafinha foi muito discreto na partida. Ao ser postado no meio desapareceu um pouco do jogo e acabou sendo bem substituído. Mesmo assim, nada que comprometesse. É um ótimo atleta. Nota: 7,5

Pedro Henrique - O prata da casa do Formosa atuou muito bem de volante e deu um suporte muito bom ao ataque. Apareceu duas vezes e acabou sendo traído em um dos lances onde a bola quicou e o atrapalhou. Excelente partida. Nota: 9,0

Marcinho - Boa cobertura à dupla de zaga, quando mais recuado deu mais traquilidade às saídas de bola e foi muito bem nos cortes. Nota: 8,5

Kássio - Dentro das condições de jogo e campo o atleta participou bem de algumas jogadas. Entretanto ficou um pouco apagado na partida. Nota: 7,5

Paraná - Realizou bons passes e teve algumas jogadas individuais interessantes. Fez uma boa partida e apoiou bem o ataque. Nota: 8,0.

Rodrigo Goiano - Veloz, perigoso, mas sem referência no ataque acabou tendo muitas dificuldades na partida. Grande atleta que participou de muitas jogadas em seu setor. Nota: 8,0

Thiago Furlán - Caindo na diagonal, o atacante mostrou grande versatilidade e velocidade. Teve três grandes momentos de gol e acabou sofrendo e convertendo o pênalti. O atacante, depois da atuação de hoje, com certeza poderá ganhar mais chances. Nota: 9,5.

Wilian Bahia - Caiu como uma luva no fim da partida no meio do jogo. Mostrou muita garra e a possibilidade de tentar ganhar a vaga dos outros atletas. Boa atuação.

Glauco Carioca - Entrou bem pelo meio campo no lugar de Rafinha. Deu um grande passe para Thiago Furlán que originou o gol. Não precisava ter dado aquela entrada no jogador de São Mateus que lhe rendeu o amarelo. É outro jogador que deve ser melhor analisado pelo técnico.

Pitchula - Teve alguns bons momentos mas foi discreto.

Marquinhos Bahia - Mais uma vez fez grande análise da partida. Trocou Pedro Henrique por Wilian Bahia e acabou deixando Rafinha no meio. Ao perceber que Rafinha não estava em um bom dia, fez outra troca colocando Glauco. Uma outra troca pontual foi a saída de Paraná, cansado, para colocar outro jovem jogador, o Pitchula. Trocas fundamentais que deram mais agilidade ao meio campo e abertura de espaços no campo. Tem feito ótima preparação. Agora tem o Estádio Diogão como entrave e que anda deixando muita gente pendurado por contusão. Vamos ver o que irá acontecer quanto a isto, mas uma coisa que está praticamente certa é a de que o time irá mudar de lugar para treinar. Nota para o treinador: 10, de novo.

Transmissão ao vivo - Não foi aquela coisa, mas tivemos muitos acessos o que acabou dificultando a transmissão de um bom sinal. A narração foi feita por iniciante e não é de grande nível. Mesmo assim, foi uma alternativa interessante para acompanhar o jogo. Obrigado pelos mais de 600 acessos de ontem durante a partida. Nota da transmissão: 6,0. Melhorou a qualidade da imagem, mas ainda está bem aquém do que pode ser feito.

2 comentários:

  1. Eu fui uns dos 433 pagantes presentes ao Diogao neste domingo. Voltei pra casa feliz pelos 3 pontos e pela determinaçao e vontade do desfalcado formosa, que é visivel o seu limite tecnico. Porem voltei triste e temeroso pelo nosso maior palco esportivo, o estádio Diogão, em completo estado de abandono e complemamente danificado. Logo ao chegar percebe-se a sujeira na entrada do estadio e nos seus corredores, ao entrar então dá uma dor no coração de ver o estado do gramado, que mais parece um campao de terra meio píntado de verde(resultado de tantos jogos nele sem criterio, ate 2ª divisao amador joga no estadio). As arquibancadas sujas e necessitando de uma pintura, a pista ao lado do campo, onde fica o banco de reserva e o pessoal que trabalha no jogo ja nem tem asfalto mais, virou uma pista de terra vermelha. Ainda bem que nao posso entrar nos vestiários e nas instalações internas senão meu desgosto seria maior ainda, pelo que se ver por fora da pra imaginar como esta por dentro. E, finalmente mim entristece a falta de apoio do empresariado local, uma unica faixa de publicidade no estadio em um jogo de nivel nacional, onde as imagens vao ser mandadas pra quase todo o brasil!! nem mesmo a prefeitura parece interessada em usar o local pra divulgar o nosso municipio, que por sinal tem lugares lindos, cadê o projeto Formosa 2014? nao seria essa uma boa hora de divulga-lo pro brasil inteiro?
    Como ja havia comentado aqui em outro tópico, ainda é tempo da secretaria de esportes do municipio tomar uma atitude, afinal o proximo jogo do formosa aqui sera so no dia 14 de agosto, tempo suficiente de tentar recuperar um pouco o nosso maior palco, caso contrário estaremos jogando contra nos mesmos e fazendo de formosa uma chacota nacional em termos esportivos. Como eu disse no outro topico que iria acontecer, ja começou, senão veja o que diz um site do Espirito Santo sobre o nosso gramado:
    "Antes da bola rolar, já dava para perceber que seria difícil tocar bem a bola no péssimo gramado do estádio Diogão." www.gazetaesportes.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente Paulo, não tiro nenhuma das palavras que diz acima. Está faltando mais apoio do empresariado e da Prefeitura.

    Há um grande desinteresse. Claro que isto também, conforme foi constatado nas visitas ao comércio, se deve ao fato do grupo anterior ter sido eliminado da final do Campeonato Brasiliense de maneira humilhante. Não há preocupação com o time da cidade, o pessoal gosta mesmo é de torcer para os grandes clubes de Série A. Fica complicado concorrer.

    E o estádio poderia estar mais cheio se não estivesse acontecendo a segundona divisão local nos outros campos gramados.

    E quanto ao comentário do Espírito Santo em relação ao gramado, já havíamos visto antes e, apesar de ser ruim para nossa imagem no torneio, é a pura verdade.

    Campeonato Brasileiro não é Campeonato Brasiliense, esperamos que o pessoal se una de novo para apoiar o Formosa. Quem ganha com tudo isto é a torcida, é o povo formosense.

    Parceria é fundamental. Não é a toa que nosso blog (sem propaganda em rádio local) é o mais visitado (entre todos os sites da cidade) e só está perdendo atualmente para o site da Expoagro (que é difícil de concorrer).

    Obrigado Paulo pela participação e pela companhia que sempre tem dado a gente aqui no Blog. Esperamos sempre estar melhorando nosso trabalho pra galera.

    ResponderExcluir

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.