Arbitragem tem atuação polêmica na derrota do Formosa

No jogo deste sábado (30) pela terceira rodada do grupo A6 do Campeonato Brasileiro Série D, haverá muitos comentários maldosos em torno da atuação polêmica da arbitragem entre Villa Nova/MG e Formosa. Fato é que, até por volta dos 25 minutos da etapa complementar tudo ia bem até que o árbitro assistente Wesley Moreira, de Minas Gerais roubou a cena e, depois de dois lances colocou um questionamento no ar novamente: "Afinal, será que os árbitros auxiliares podem atuar em jogo de equipe de mesma federação?"

Sem contar com recursos da Confederação Brasileira de Futebol, mas seu reconhecimento, a Série D do Campeonato Brasileiro, conhecida também como quarta divisão ou última divisão do futebol brasileiro tem contado com árbitros da mesma federação que o mandante em seus jogos. Ou seja, o árbitro da partida é de uma federação vizinha enquantos os auxiliares são da mesma federação do time.

Na primera rodada, o Formosa visitou o Audax/RJ (antigo Sendas) e teve como árbitros um paulista e três cariocas que, apesar de serem da mesma federação fizeram grande atuação no empate em 0 a 0 que não contou com lances polêmicos.

Na rodada passada o São Mateus/ES foi o primeiro a reclamar da arbitragem dizendo que o pênalti marcado a favor do Formosa teria sido errado mesmo ficando claro que o lance realmente foi faltoso dentro da área. Porém, o questionamento dos árbitros federados do Distrito Federal terem participado do jogo ficou no ar assim como na primeira rodada.

Hoje (30), após o jogo entre Formosa e Villa Nova/MG em Nova Lima/MG ficou claro que, caso continue assim, as arbitragens vão ser questionadas até o fim. Tirando o primeiro lance, que foi muito polêmico e sempre deixa aquela suspeita no ar se foi ou não foi impedimento, o segundo foi "intragável".

Aos 36 do segundo tempo, cobrança de escanteio que sofre desvio no caminho e Rodrigo Goiano joga para o fundo do gol, o "impedimento de escanteio". No lance, um dos jogadores do Villa estava próximo da trave e outros acompanhavam Rodrigo e o primeiro jogador que encostou na bola. Ou seja, gol legal que, na pior das hipóteses, contava com um jogador adversário na mesma linha do atacante.

Comentários de narradores de Minas Gerais e da cidade de Formosa davam conta que o lance foi extremamente polêmico. A maioria dos repórteres que acompanharam o jogo acreditaram que o árbitro Wesley Moreira teria sido infeliz no segundo lance ao levantar a bandeirinha.

Ao fim, o Villa assumiu a liderança e uma coisa é certa. Até o fim da fase de grupos tenha a certeza de que os árbitros auxiliares continuarão a ser escalados pela federação do time local por conta dos custos que seriam menores ao clube. Não só no caso do Villa, mas no caso do Volta Redonda, do Audax, do São Mateus, do Formosa e de todos os outros times dos outros grupos.

Com o Formosa em uma federação que tem parte da mídia e dos torcedores questionando sua presença o tempo todo fazendo pressão para que a equipe saia de lá e com federações como a mineira e a carioca pela frente está claro que o alviverde terá que correr muito pelos resultados em casa e jogar o dobro para conquistar ao menos um ponto ou outro fora se quiser passar de fase.

Como em outros torneios o Formosa entrará em campo, contra o adversário, as torcidas (nos jogos fora) e a arbitragem (quem diria) e precisará (muito) de sua torcida para conseguir as vitórias necessárias dentro do Diogão.

Contra tudo e todos, VAMOS FORMOSA! VAMOS FORMOSA! VAMOS SER CAMPEÕES!


POXA CBF, CUSTARIA CONVOCAR TODOS OS ÁRBITROS DE OUTRAS FEDERAÇÕES? A QUESTÃO LEVANTADA É QUE ASSIM OS TIMES NÃO TERIAM MOTIVOS PARA RECLAMAR OU DIMINUIR O BRILHO DOS VENCEDORES.


ASSIM COMO O VILLA QUE, INDEPENDENTEMENTE DO LANCE JOGOU BEM E FEZ POR ONDE TER VENCIDO, MAS ACABOU PERDENDO BRILHO POR UMA COISA QUE NÃO TEVE CULPA OU NO CASO DO FORMOSA QUE BOMBARDEOU O SÃO MATEUS NA RODADA PASSADA E VENCEU POR PÊNALTI (ACERTADO, DIGA-SE DE PASSAGEM, MAS QUE VIRA MOTIVOS DE RECLAMAÇÃO) CONTRA UM TIME QUE NÃO DEU UM CHUTE A GOL MAS TERIA UM BOM RESULTADO CASO FICASSE NO EMPATE.


O BLOG ESPORTE DE FORMOSA LAMENTA POR TAIS LANCES QUE DEIXAM O FUTEBOL EM SEGUNDO PLANO, MAS ENQUANTO A CBF BRINCAR COM A QUARTA DIVISÃO FICA DIFÍCIL.


PS - As palavras em negrito foram incluídas na noite deste domingo (31) para completar a ideia que o Blog tem a respeito da arbitragem até aqui e não deixar dúvidas quanto à sua postura em relação à arbitragem que começou mal com o Formosa no Campeonato Candango e melhorou no andar da competição. Esperamos que isso ocorra no Brasileirão (não só com o Formosa, mas com todos).


FOTO - ILUSTRATIVA /AUTOR DESCONHECIDO

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.