Comentários da partida: FORMOSA 0 x 0 BRASILIENSE
O jogo era difícil. O Brasiliense é um time bem estruturado e já chegou à série A do Campeonato Brasileiro e tem seus méritos para ser respeitado. A nossa torcida, como o site do clube amarelo mesmo diz, "é apaixonada" e lotou o estádio. Com certeza tinha cerca de duas mil e quinhentas pessoas dentro do Diogão que entraram em campo e vestiram a camisa 12 com gosto.
O juiz, mais uma vez, sacaneou com o nosso querido Formosa. Arbitrou mal, deixou o pau comer e, quando era lance de risco do Formosa, o juiz arrumava história. Tudo para amarrar o jogo. Em um momento, em cobrança de falta do alviverde, Marco Aurélio iria receber a bola sem marcação nenhuma e o juiz disse que a bola não estava parada na cobrança. A defesa do amarelão agradece.
Fato é que, a torcida deles achou que o time iria golear, acreditou no Acosta, Gadelha e Cabeção e viu mais uma grande atuação de André Luís que foi e sempre deve ser aplaudido de pé pela nossa torcida aos intervalos e fins de jogos assim como todo o elenco que tem lutado e se movimentado bastante.
Falando sobre o jogo. Infelizmente o Jacaré atuou bem e não permitiu que o Formosa reagisse no primeiro tempo. Sempre com posse de bola no meio campo, com jogadas em profundidade e um repertório diferenciado de chegada ao ataque ficou provado que a defesa do Bosque é sólida e difícil de ser vazada. O que não anda dando certo é o meio para frente. Está faltando sorte do nosso trio de ataque (Rodrigo Ayres, Nelinho e Luiz Carlos apoiando).
Mais uma vez Auecione também mexeu bem no time e promoveu a entrada de duas pratas da casa para alegria da torcida. Pedro Henrique e Heli Carlos, dois ótimos jogadores de nossa cidade. O segundo inclusive entrou bem no jogo e atuou bem no meio campo. Mandou bola na trave do goleiro Gilson que andava meio nervoso e, se o time do Formosa tivesse chutado mais, faria gol fácil fácil.
O porém do jogo é que a defesa bem postada do Brasiliense e o esquema 4-5-1 congestionou o meio campo e dificultou a ação do Formosa. Convenhamos que um esquema com cinco meias é esquema retranqueiro, mesmo com Gadelha e Ruy com os alas no apoio ofensivo com Ferrugem e Adrianinho na sobra.
Faltou sorte quando Nelinho pegou a bola frente a frente com o gol no primeiro tempo. Faltou sorte quando Luiz Carlos aproveitou cruzamento de Marco Aurélio e mandou para fora. Faltou sorte no chute na trave de Heli e faltou mais coragem para Marco Aurélio fuzilar o gol de Gilson na jogada mais bonita do jogo onde ele preferiu cruzar para Kemps que vem entrando muito bem nos jogos também.
Sobre os jogadores. André Luís é um tremendo goleiro, o "Taffarel do Cerrado" fechou a porteira pra cima dos amarelos. Luan e Eraldo em grande sintonia na defesa afastaram o perigo quando dava. E olha que foi muito trabalho. Matos apoiou a defesa direitinho, fez o que pôde fazer diante do meio campo de ótima qualidade de Brasiliense. Foi muito bem na partida. Baiano, recém-chegado, ficou um pouco perdido no jogo mas fez o esperado. Washington fez outra boa partida com muita movimentação na defesa e ataque. Luiz Carlos é outro que dispensa comentários, foi muito bem na partida e também se movimentou muito.
Agora, uma coisa tem que ser colocada em destaque aqui no blog. Não desmerecendo o Bahia e o Éder (que jogaram na ala esquerda no início do torneio e que são excelentes jogadores), mas Leandro Smith chegou em boa hora. O "novo" lateral do Formosa foi muito acionado no primeiro tempo, fez fila, driblou, apoiou e se movimentou muito bem na defesa e no ataque pelo lado esquerdo. Era um lateral que faltava para o esquema de Auecione surtir mais efeito.
E Marco Aurélio, mais uma vez detonou no jogo. Foi caçado em campo como boa parte do time do Formosa. Foi imponente, se movimentou bem e, quando precisou, atuou até no meio campo com boa qualidade. Com dois alas de grande destaque, fica evidente que Auecione está lapidando a chegada do meio campo para dar mais munição aos nossos atacantes.
Rodrigo Ayres e Nelinho são bons jogadores. Comprometidos, empenhados e lutadores. Se movimentaram bem, trabalharam mais recuados em busca da bola. Mas não esperavam que a defesa amarela fosse tão dura. Sem dizer que fica difícil jogar com um juiz destes. Os dois tem tudo para desencantar na competição. Quem sabe no jogo do Gama Rodrigo e Nelinho consigam fazer dois gols cada? Não é impossível, mas muito difícil.
Aos que chegaram no segundo tempo, Kemps foi muito bem novamente, apoiou a chegada dos jogadores do meio campo. Fez trabalho de pivô e lutou no pouco tempo que esteve em campo. Apareceu em três, quatro jogadas no fim do jogo. Heli Carlos, sem comentários, o simples fato de ter tido o seu nome gritado pela torcida que pedia sua entrada resume tudo. E, Pedro Henrique, que atuou bem e fez o esperado.
Já que os adversários chegam aqui pensando que vão nos golear, porque não podemos fazer o mesmo? No campo são onze contra onze e a gente espera ver o Diogão invicto até o fim do torneio. Tem torcedor do Jacaré que anda chorando o fato de ter perdido dois pontos. Mas não sabem o valor desse ponto, já que raros foram os times que conseguiram um zero a zero.
DESTAQUE DO JOGO PELO FORMOSA: André Luís, fechou o gol quando acionado e operou milagres; Marco Aurélio, um dos melhores laterais que atuaram no Formosa senão "o melhor"; Leandro Smith, pela estréia no Verdão mais querido, jogou bem no seu canto; Luan e Eraldo, auxiliaram na exibição de gala do goleiro André Luís e tem feito grande trabalho (mesmo em último, o Formosa tem uma das defesas menos vazadas da competição). Auecione Alves, simplesmente "o técnico", teve grande atuação e fez grande leitura de jogo mais uma vez. No mais, os outros jogadores foram muito bem, inclusive quem chegou no segundo tempo. Fica evidente o comprometimento dessa rapaziada que deve estar agoniada para começar a vencer no DF.
ARBITRAGEM DO DF: Mais uma vez o Formosa foi prejudicado. Gostaria de fazer uma pergunta simples e direta. Se a Federação PARECE não querer ver times como: Luziânia, Unaí/Itapoã e Formosa e outros goianos federados, na primeira divisão do DF, porque deixam os times ascenderem? Se PARECE não querer isto, desfilie os times da Federação e os mesmos que joguem o Goianão. Acredito que, se tais times chegam à primeira divisão do DF, é porque chegam POR COMPETÊNCIA, POR TRABALHO, POR FORÇA DE VONTADE DE FAZER A DIFERENÇA. Se fossem elencos ruins, não conseguiriam nunca chegar à primeira divisão.
Lembrando que, o Candangão não é um torneio tão badalado, mas de elevado nível. E porque de elevado nível? Porque a Federação do DF trouxe outros times do Goiás (leia-se Entorno de Brasília) para a competição. Times astutos que querem fazer história e "agoianar" a competição dos candangos. Não será surpresa se o Formosa ser um dos finalistas e, misteriosamente, encontrarem irregularidades no Diogão, no elenco ou alguma coisa.
É a segunda vez que o time é prejudicado, isso para não falar que é a terceira. Na estreia, contra o atual campeão, o time foi prejudicado pela morosidade do juiz. Na segunda rodada, o pênalti não anotado por Wales Martins (esse nome não vai sair tão cedo da memória de boa parte da torcida) decretou a perca de dois pontos contra o Botafogo-DF. Dois pontos que deixariam o Formosa na zona intermediária ou no G-4. E agora, contra o Brasiliense, a tradição e peso da camisa do adversário parecem ter pesado contra o Verdão mais amado.
Porque os árbitros fazem isto? Ontem, o Diogão ficou repleto de torcedores fanáticos e loucos para verem o Formosa vencer. O que não seria zebra, uma vez que o elenco do Formosa é tão forte quanto do adversário e o time jogava em casa.
Óbvio, o Ceilândia, o Botafogo e o Brasiliense não tem nada a ver com isso fora o fato de serem do DF e terem mais "peso de camisa" e "poder de barganha". E veja que, na única partida perdida, a atuação do árbitro, ao meu ver, foi exemplar. A torcida espera que o próximo árbitro escalado para o jogo contra o Gama seja um juiz que tenha critérios iguais para analisar as jogadas e que desempenhe seu trabalho sem "pesar o fato do Gama estar em campo".
Espero que na próxima rodada, a torcida do Formosa seja respeitada. E a torcida adversária também, uma vez que mais vale vencer uma partida sabendo que não houve "ajuda". Fica PARECENDO que a arbitragem faz isso de caso pensado para provocar o torcedor e fazer com que o mesmo jogue objetos no campo para interditarem o Diogão. Coisa que não será surpresa quando o time crescer na competição.
E só para finalizar, não afirmei nada e nem faria tal coisa falando sobre a Federação e os árbitros, apenas disse que PARECE.
PRÓXIMO JOGO
Convoco todos os apaixonados pelo Formosa e amantes do futebol a prestigiarem o jogo entre Formosa e Gama na próxima rodada. O jogo será no próximo domingo (dia 30) às 17 horas. Vamos lotar o estádio mais uma vez e depenar o Periquito na NOSSA CASA!!!
VAMOS QUE VAMOS FORMOSA!!! VAMOS MOSTRAR QUE MESMO COM A ARBITRAGEM CONTRA NOSSO TIME, TEMOS GARRA PARA SUPERAR AS ADVERSIDADES!
Boa sorte ao Periquito, vão precisar!
O juiz, mais uma vez, sacaneou com o nosso querido Formosa. Arbitrou mal, deixou o pau comer e, quando era lance de risco do Formosa, o juiz arrumava história. Tudo para amarrar o jogo. Em um momento, em cobrança de falta do alviverde, Marco Aurélio iria receber a bola sem marcação nenhuma e o juiz disse que a bola não estava parada na cobrança. A defesa do amarelão agradece.
Fato é que, a torcida deles achou que o time iria golear, acreditou no Acosta, Gadelha e Cabeção e viu mais uma grande atuação de André Luís que foi e sempre deve ser aplaudido de pé pela nossa torcida aos intervalos e fins de jogos assim como todo o elenco que tem lutado e se movimentado bastante.
Falando sobre o jogo. Infelizmente o Jacaré atuou bem e não permitiu que o Formosa reagisse no primeiro tempo. Sempre com posse de bola no meio campo, com jogadas em profundidade e um repertório diferenciado de chegada ao ataque ficou provado que a defesa do Bosque é sólida e difícil de ser vazada. O que não anda dando certo é o meio para frente. Está faltando sorte do nosso trio de ataque (Rodrigo Ayres, Nelinho e Luiz Carlos apoiando).
Mais uma vez Auecione também mexeu bem no time e promoveu a entrada de duas pratas da casa para alegria da torcida. Pedro Henrique e Heli Carlos, dois ótimos jogadores de nossa cidade. O segundo inclusive entrou bem no jogo e atuou bem no meio campo. Mandou bola na trave do goleiro Gilson que andava meio nervoso e, se o time do Formosa tivesse chutado mais, faria gol fácil fácil.
O porém do jogo é que a defesa bem postada do Brasiliense e o esquema 4-5-1 congestionou o meio campo e dificultou a ação do Formosa. Convenhamos que um esquema com cinco meias é esquema retranqueiro, mesmo com Gadelha e Ruy com os alas no apoio ofensivo com Ferrugem e Adrianinho na sobra.
Faltou sorte quando Nelinho pegou a bola frente a frente com o gol no primeiro tempo. Faltou sorte quando Luiz Carlos aproveitou cruzamento de Marco Aurélio e mandou para fora. Faltou sorte no chute na trave de Heli e faltou mais coragem para Marco Aurélio fuzilar o gol de Gilson na jogada mais bonita do jogo onde ele preferiu cruzar para Kemps que vem entrando muito bem nos jogos também.
Sobre os jogadores. André Luís é um tremendo goleiro, o "Taffarel do Cerrado" fechou a porteira pra cima dos amarelos. Luan e Eraldo em grande sintonia na defesa afastaram o perigo quando dava. E olha que foi muito trabalho. Matos apoiou a defesa direitinho, fez o que pôde fazer diante do meio campo de ótima qualidade de Brasiliense. Foi muito bem na partida. Baiano, recém-chegado, ficou um pouco perdido no jogo mas fez o esperado. Washington fez outra boa partida com muita movimentação na defesa e ataque. Luiz Carlos é outro que dispensa comentários, foi muito bem na partida e também se movimentou muito.
Agora, uma coisa tem que ser colocada em destaque aqui no blog. Não desmerecendo o Bahia e o Éder (que jogaram na ala esquerda no início do torneio e que são excelentes jogadores), mas Leandro Smith chegou em boa hora. O "novo" lateral do Formosa foi muito acionado no primeiro tempo, fez fila, driblou, apoiou e se movimentou muito bem na defesa e no ataque pelo lado esquerdo. Era um lateral que faltava para o esquema de Auecione surtir mais efeito.
E Marco Aurélio, mais uma vez detonou no jogo. Foi caçado em campo como boa parte do time do Formosa. Foi imponente, se movimentou bem e, quando precisou, atuou até no meio campo com boa qualidade. Com dois alas de grande destaque, fica evidente que Auecione está lapidando a chegada do meio campo para dar mais munição aos nossos atacantes.
Rodrigo Ayres e Nelinho são bons jogadores. Comprometidos, empenhados e lutadores. Se movimentaram bem, trabalharam mais recuados em busca da bola. Mas não esperavam que a defesa amarela fosse tão dura. Sem dizer que fica difícil jogar com um juiz destes. Os dois tem tudo para desencantar na competição. Quem sabe no jogo do Gama Rodrigo e Nelinho consigam fazer dois gols cada? Não é impossível, mas muito difícil.
Aos que chegaram no segundo tempo, Kemps foi muito bem novamente, apoiou a chegada dos jogadores do meio campo. Fez trabalho de pivô e lutou no pouco tempo que esteve em campo. Apareceu em três, quatro jogadas no fim do jogo. Heli Carlos, sem comentários, o simples fato de ter tido o seu nome gritado pela torcida que pedia sua entrada resume tudo. E, Pedro Henrique, que atuou bem e fez o esperado.
Já que os adversários chegam aqui pensando que vão nos golear, porque não podemos fazer o mesmo? No campo são onze contra onze e a gente espera ver o Diogão invicto até o fim do torneio. Tem torcedor do Jacaré que anda chorando o fato de ter perdido dois pontos. Mas não sabem o valor desse ponto, já que raros foram os times que conseguiram um zero a zero.
DESTAQUE DO JOGO PELO FORMOSA: André Luís, fechou o gol quando acionado e operou milagres; Marco Aurélio, um dos melhores laterais que atuaram no Formosa senão "o melhor"; Leandro Smith, pela estréia no Verdão mais querido, jogou bem no seu canto; Luan e Eraldo, auxiliaram na exibição de gala do goleiro André Luís e tem feito grande trabalho (mesmo em último, o Formosa tem uma das defesas menos vazadas da competição). Auecione Alves, simplesmente "o técnico", teve grande atuação e fez grande leitura de jogo mais uma vez. No mais, os outros jogadores foram muito bem, inclusive quem chegou no segundo tempo. Fica evidente o comprometimento dessa rapaziada que deve estar agoniada para começar a vencer no DF.
ARBITRAGEM DO DF: Mais uma vez o Formosa foi prejudicado. Gostaria de fazer uma pergunta simples e direta. Se a Federação PARECE não querer ver times como: Luziânia, Unaí/Itapoã e Formosa e outros goianos federados, na primeira divisão do DF, porque deixam os times ascenderem? Se PARECE não querer isto, desfilie os times da Federação e os mesmos que joguem o Goianão. Acredito que, se tais times chegam à primeira divisão do DF, é porque chegam POR COMPETÊNCIA, POR TRABALHO, POR FORÇA DE VONTADE DE FAZER A DIFERENÇA. Se fossem elencos ruins, não conseguiriam nunca chegar à primeira divisão.
Lembrando que, o Candangão não é um torneio tão badalado, mas de elevado nível. E porque de elevado nível? Porque a Federação do DF trouxe outros times do Goiás (leia-se Entorno de Brasília) para a competição. Times astutos que querem fazer história e "agoianar" a competição dos candangos. Não será surpresa se o Formosa ser um dos finalistas e, misteriosamente, encontrarem irregularidades no Diogão, no elenco ou alguma coisa.
É a segunda vez que o time é prejudicado, isso para não falar que é a terceira. Na estreia, contra o atual campeão, o time foi prejudicado pela morosidade do juiz. Na segunda rodada, o pênalti não anotado por Wales Martins (esse nome não vai sair tão cedo da memória de boa parte da torcida) decretou a perca de dois pontos contra o Botafogo-DF. Dois pontos que deixariam o Formosa na zona intermediária ou no G-4. E agora, contra o Brasiliense, a tradição e peso da camisa do adversário parecem ter pesado contra o Verdão mais amado.
Porque os árbitros fazem isto? Ontem, o Diogão ficou repleto de torcedores fanáticos e loucos para verem o Formosa vencer. O que não seria zebra, uma vez que o elenco do Formosa é tão forte quanto do adversário e o time jogava em casa.
Óbvio, o Ceilândia, o Botafogo e o Brasiliense não tem nada a ver com isso fora o fato de serem do DF e terem mais "peso de camisa" e "poder de barganha". E veja que, na única partida perdida, a atuação do árbitro, ao meu ver, foi exemplar. A torcida espera que o próximo árbitro escalado para o jogo contra o Gama seja um juiz que tenha critérios iguais para analisar as jogadas e que desempenhe seu trabalho sem "pesar o fato do Gama estar em campo".
Espero que na próxima rodada, a torcida do Formosa seja respeitada. E a torcida adversária também, uma vez que mais vale vencer uma partida sabendo que não houve "ajuda". Fica PARECENDO que a arbitragem faz isso de caso pensado para provocar o torcedor e fazer com que o mesmo jogue objetos no campo para interditarem o Diogão. Coisa que não será surpresa quando o time crescer na competição.
E só para finalizar, não afirmei nada e nem faria tal coisa falando sobre a Federação e os árbitros, apenas disse que PARECE.
PRÓXIMO JOGO
Convoco todos os apaixonados pelo Formosa e amantes do futebol a prestigiarem o jogo entre Formosa e Gama na próxima rodada. O jogo será no próximo domingo (dia 30) às 17 horas. Vamos lotar o estádio mais uma vez e depenar o Periquito na NOSSA CASA!!!
VAMOS QUE VAMOS FORMOSA!!! VAMOS MOSTRAR QUE MESMO COM A ARBITRAGEM CONTRA NOSSO TIME, TEMOS GARRA PARA SUPERAR AS ADVERSIDADES!
Boa sorte ao Periquito, vão precisar!
E ISSO AI...VAMOS QUE VAMOS FORMOSA...ESTAREI LA DOMINGO TORCENDO PELO NOSSO TIME....
ResponderExcluirJOGOS SENSACIONAIS,TECNICO AUECIONE ATUANDO BEM, E OS NOSSOS JOGADORES ARRASANDO...
VAMOS MOSTRA QUE SOMOS CAPAZES....