Blá blá blá do Blog: Quem passa para as oitavas na Copa?

Já faz um bocado de tempo que o jogo da seleção brasileira passou. Com a vitória suada por 2 a 0, muita gente descarregou um pouco da preocupação - até lembrar que a Sérvia é mais difícil que a Costa Rica. Os destaques do jogo, em minha opinião foram o Filipe com "Ph", Casemiro - que foi mais ligado para a partida e a senhorinha da vela que apontou pro gol, colocou a vela e o Brasil fez gol (se você não viu, vale a pena procurar no Google). 

Neymar foi melhor e parece ter lido o blá blá blá do Blog entendendo que o lugar dele é jogar mais perto do gol - ainda falta um pouco mais, e também falta controlar a boca pra não falar bobagem. Achei muito bom não ter marcado o pênalti mostrando ao moço que a opção cair, embora seja um recurso usado 95% das vezes, não é a melhor na Copa.

Enfim, vamos para o próximo desafio. Afinal, quem passará para as Oitavas de finais da Copa 2018? Espanha, Portugal, Uruguai e Rússia não permitiram surpresas nos grupos A e B e se classificaram confirmando o favoritismo. A ressalva vai para o Egito, que muitos achariam ser favorito a uma vaga mas, em minha opinião, embora Salah seja um fenômeno, faltavam mais 10 jogadores. Corria por fora, com mais chances que o Egito, a seleção do Irã que, há tempos vem evoluindo seu futebol e dominou o jogo contra Portugal. Se estivesse em outro grupo passaria com facilidades, em 2022 considero antecipadamente um candidato a quartas-de-finais se continuar com seu trabalho.

Indo ao grupo C, França já está classificada confirmando seu favoritismo - tida por muitos como candidata a título, não por mim. A seleção de Mbappé pega a Dinamarca e acredito sair daí um empate. No outro jogo, entre Austrália e Peru, poderemos ter a surpresa do eliminado atrapalhar o rival, a exemplo do que ocorreu ontem entre Marrocos e Espanha. No fim passarão França e Dinamarca. Machu Picchu deverá vencer e a galera do canguru ficará em último.

No grupo D, Nigéria enfrenta a Argentina e Islândia a classificada Croácia. Todos tem chance de classificação! Acredito num empate dos africanos com a equipe que atua com uma das piores defesas que já vi e em uma vitória do time do tabuleiro de xadrez contra os vikings. Desta forma passariam croatas e nigerianos. (E não, não é uma torcida contra a Argentina... Tá, tem um pouco disso também, enfim...).

No cruzamento de oitavas, a França enfrenta a Nigéria e a Dinamarca terá a Croácia pela frente. Dois jogos interessantes e de alto nível com favoritismo para os líderes de suas chaves.

No grupo E, Brasil pega a Sérvia e a Suíça enfrenta a eliminada Costa Rica. Apesar da baixa de Douglas Costa - que jogou muito naquele segundo tempo - o Brasil deve vencer a Sérvia jogando bem na maior parte do tempo. Na outra partida, o time do jogador com nome próximo da cantora Shakira também deve vencer os costarriquenhos passando de fase juntamente com o Brasil (em segundo por conta do saldo).

Na chave com os possíveis rivais do Brasil nas Oitavas, a preocupante Alemanha enfrenta a Coréia do Sul e o México pega a Suécia. Enquanto a turma da cerveja quente deverá vencer os asiáticos, a seleção de Chaves e Chapolin deve empatar com os suecos. Assim, mexicanos e alemães, nesta ordem, deverão chegar às oitavas.

No cruzamento de oitavas, a Suiça enfrentará os alemães e o Brasil terá a turma do Chaves e Chapolin pela frente. O favoritismo nesta chave vai para os dois vice-líderes dos grupos.

Nos últimos dois grupos, pelo G, ingleses e belgas definirão a liderança - e acredito em vitória da turma de Hazzard - enquanto panamenhos enfrentam os tunisianos em jogo de cumprimento de tabela. Também acredito em vitória da Tunísia com mais algum gol do Panamá. Assim, Bélgica em primeiro e Inglaterra em segundo passarão para as oitavas.

No grupo H, Senegal disputa vaga com a Colômbia e o Japão pega a eliminada Polônia. Acredito em vitórias de Japão e Colômbia permitindo a classificação dos dois na próxima fase. 

No cruzamento de oitavas, a Bélgica enfrenta a Colômbia e o Japão pega a Inglaterra com favoritismo em torno das duas seleções europeias.

QUEM FICOU ABAIXO DAS EXPECTATIVAS?
Além do mencionado Egito - mais por conta do frisson causado por Salah - as seleções da Espanha, da Argentina, da Islândia e da Polônia. Isto porque, com o melhor meio campo do mundo, os espanhóis sofrem com alguns detalhes na defesa e no ataque. Não encontram uma forma sólida de jogar e não seria absurdo dizer que poderá cair nas oitavas - embora acredite que vão encorpar mais na fase eliminatória. Contra o já eliminado Marrocos, a equipe patinou e, por pouco, poderia ficar até fora da Copa na primeira fase novamente.

a Argentina, em qualquer torneio que entre, é favorita a título. Neste ano quase não foi a Copa do Mundo e, em um grupo relativamente moderado, a seleção de Messi não conseguiu vencer a Islândia e foi engolida por Modric e companhia. A fraca defesa não deverá dar confiança ao grupo que deverá voltar muito antes do esperado.

A Islândia por sua vez, também por conta do frisson causado na Eurocopa, chegou a Copa do Mundo como a segunda seleção preferida de brasileiros, italianos e muitos outros torcedores mundo afora. Os nórdicos chegaram com um clima de que poderiam fazer história ao se classificarem para a próxima fase - embora eu não acreditasse tanto nisso - mas atuou bem contra a Argentina e de forma muito fraca frente a Nigéria (também por conta da qualidade do rival). Ainda tem chances de classificação, mas não deve passar - a não ser que a Croácia entre bem modificada e sem tanta gana de vitória.

Polônia, que chegou a ser sorteada como cabeça de chave e esteve apoiada por boa parte dos torcedores parece ter chegado para uma disputa de pelada. Não conseguiu vencer seus dois primeiros jogos, está eliminada e, pra piorar ainda mais, não pode nem usar o argumento de que era uma chave difícil.

QUEM SUPEROU AS EXPECTATIVAS?
Senegal, México, Croácia e Inglaterra. O Senegal, tido como mosca morta no grupo H, embora não acredite na sua classificação, pode perfeitamente chegar a próxima fase da Copa. Segue invicto depois de empatar com o Japão e ganhar do cabeça de chave Polônia. Pode surpreender mais uma vez e ir adiante.

O México, em que sua própria torcida não acreditava que poderia ser páreo a Alemanha, depois que venceu se reinventou na competição e deverá passar em primeiro na sua chave. A seleção possui atletas experientes e jovens que podem finalmente ir bem além na competição.

A Croácia chegou no grupo da Argentina como uma seleção que brigaria por uma vaga na última rodada. Pois bem, venceu e convenceu em seus dois primeiros jogos tendo mostrado muita qualidade e bola. Vejo croatas chegando bem longe nesta Copa, de repente em semifinais.

Os campeões de 1966 e criadores do esporte chegaram a mais uma Copa do Mundo com aquele clima de que não seria possível ir longe na competição. Tudo bem que até aqui pegou duas outras seleções de menor qualidade - Tunísia e Panamá. Mas a aposta em uma equipe jovem tem dado frutos muito maduros. O último jogo do time contra a outra jovem seleção belga será a prova de fogo.

LEMBRANDO QUE... as análises acima referem-se a esta primeira fase da Copa do Mundo e, caso surja um cenário diferente do posto acima, voltaremos com mais blá, blá, blá...

*"O Blá, blá, blá do Blog" é de autoria do blogueiro chefe do BEF. Ele possui 10 anos de experiência no rádio candango tendo sido repórter de jogo e narrador da Esportes Brasília, Tucano FM e Ativa FM e comentarista revelação pela Rádio Nova Aliança e Redentor.

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.