Formosa fica em quarto na Liga de Desenvolvimento de Basquete


Depois de chegar a segunda fase, o Formosa acabou perdendo para o Hilms por 83 a 63 em jogo dominado pela equipe rival e retornou à disputa por uma das vagas nas semifinais na terceira fase - uma espécie de repescagem. Com mais duas vitórias e uma derrota, a equipe assegurou sua participação nas finais da Liga. Porém não conseguiu vencer a Avabra e, posteriormente, acabou perdendo para o União São Sebastião.

Semifinais
Nas semifinais da Liga, a Associação Basquete Formosa reencontou a Avabra - equipe que havia enfrentado na primeira fase - e por muito pouco não faturou a vaga na grande decisão. Em uma partida que começou dominada pelos adversários, a ABF ainda buscou tirar uma gigantesca diferença, mas acabou ficando pelo caminho por muito pouco.

No primeiro quarto, a Avabra iniciou vencendo a partida por 15 a 11 com destaques para Rodrigo Souza, que anotou seis pontos para os líderes do primeiro quarto e Alexandre Borges, que guardou cinco pontos na cesta.

No segundo quarto, a Avabra simplesmente não deu nenhuma chance para o Formosa tentar esboçar alguma reação fechando o primeiro tempo em 40 a 20. Vítor Andrade, com 13 pontos no período, foi um dos principais responsáveis pela ampliação do resultado favorável a sua equipe.

No terceiro período, a ABF finalmente tentou esboçar alguma reação descontando dois pontos de vantagem do rival. Diante da grande vantagem, a Avabra demonstrava claramente a intenção de administrar o placar que ficou em 51 a 33 ao fim do quarto. Bala foi o destaque na equipe dos formosenses.

No último e decisivo período foi a vez de o Formosa dominar todas as ações da partida em busca de uma virada histórica para cima da Avabra. Com bons passes de Alison e companhia, e mãos calibradas de Alexandre Borges - que fez 17 pontos apenas neste quarto, mesma quantidade de pontos do time adversário - a equipe chegou a ficar bem próxima da final, mas por apenas três pontos viu a Avabra confirmar a vaga vencendo por 68 a 65.

Alexandre Borges, com 28 pontos e Fernando Bala, com 19 foram os maiores pontuadores da ABF. Vítor, com 19 e Arinan, com 16, foram os destaques da Avabra nas semifinais.

Com time desfalcado, Formosa não consegue terceiro lugar
No outro dia, a ABF voltou a quadra para encarar o União São Sebastião, que havia perdido por apenas dois pontos de diferença para o Hilms Basquete na outra semifinal da Liga.

Sem contar com Alexandre Borges, cestinha da equipe, e outros quatro jogadores, a ABF foi para a disputa pelo terceiro lugar com apenas um jogador na reserva. Não tendo nada a ver com isto, o União São Sebastião imprimiu um ritmo veloz desde o início e logo abriu vantagem no placar.

Vencendo por 27 a 7 no primeiro quarto, o União São Sebastião não descalibrou o alvo e fechou o período seguinte a frente por 49 a 19. A essa altura, Valdecir Barbosa, do União, já obtinha 27 pontos anotados na partida.

Sem esboçar nenhuma reação, a ABF voltou a ver o placar ficar mais distante ainda no terceiro quarto com o União São Sebastião vencendo por 67 a 25. Na última parte do jogo, o Formosa finalmente equilibrou o jogo e evitou um prejuízo maior mantendo a diferença anterior e perdendo por 82 a 41 ficando assim com o quarto lugar da Liga de Desenvolvimento do Distrito Federal.

Destaques da ABF na Liga
O ala da ABF, Alexandre Borges, foi o cestinha da Liga deste ano com 169 pontos anotados seguido por Stevan Carvalho, do Asa Norte Basquete, com 133.

A Associação Basquete Formosa foi a maior pontuadora da competição com 528 pontos seguida de perto pelo União São Sebastião, que fez 518.

A final
Na final, o Hilms Basquete venceu o Avabra por 68 a 57 e sagrou-se campeão da Liga deste ano. Com o título, a equipe conseguiu uma vaga no Brasília Basquete, principal competição da modalidade no Distrito Federal.

Fruto da primeira Liga
No ano passado, o Filadélfia levou a melhor sobre o Guará na decisão e chegou a conquistar vaga na Super Copa Brasil na atual temporada ficando muito próximo de uma vaga na Liga Ouro - divisão de acesso para o NBB.

Festa de premiação
A organização da Liga de Basquete do Distrito Federal comunicou, por meio de seu site, que as festividades de entrega de prêmios deverão ocorrer neste mês de julho.

Foto: ABF (de preto) e União São Sebastião (de vermelho) na decisão de terceiro lugar. Reprodução/LDBDF
Com informações do site da Liga de Desenvolvimento do Basquete do Distrito Federal
Com informações enviadas pelo organizador Kubba

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.