Formosa tropeça e pode perder liderança no desfecho da rodada
Na tarde chuvosa deste sábado (07), o Formosa recebeu o Santa Maria no Estádio Augustinho Lima em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Candango de 2015. Se pelo lado do Tsunami a missão era ampliar a diferença para o vice-líder, pelo lado do Águia a intenção era de somar seus primeiros pontos.
No fim, o empate com gols de Fred, para o alviverde e de Alanzinho, para os visitantes, não foi tão bom para nenhuma das partes. Porém, o Formosa segue invicto na competição e o Santa Maria marcou seu primeiro ponto.
O jogo
Se existe uma palavra para descrever os primeiros minutos de jogo do Formosa, seria: avassalador. Logo aos três minutos, depois de intensa movimentação ofensiva, o Tsunami abriu o placar após Jhonathan buscar jogada que iria se perder na linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzar para o centro da pequena área na medida para Fred escorar de cabeça com categoria, sem chances de defesa.
Com uma jogada tão acintosa a expectativa seria de que o Formosa dominaria a maior parte do jogo e, de repente, golearia o adversário. Um ledo engano, uma vez que o time ficou mais passivo e deixou o adversário crescer nos minutos seguintes.
Aos seis minutos, Esquerdinha triangulou com Reinaldo na entrada da área e recebeu em velocidade invadindo a área do time formosense pelo lado esquerdo. Porém, o campo molhado acabou atrapalhando o jogador que chutou fraco e no meio do gol facilitando o trabalho de Maringá.
Com o tempo, o Santa Maria ia chegando e buscando espaços no campo defensivo do Formosa. Aos 23 minutos, Messias cobrou escanteio da esquerda com qualidade para Gaúcho. O zagueiro se posicionou bem e conseguiu escorar a bola levando muito perigo à meta alviverde.
Dois minutos depois, Raylan aproveitou bola mal desviada pela defesa do Formosa para chutar com força contra a meta do Formosa. No entanto, desequilibrado, o jogador acabou pegando por baixo da bola jogando por cima do gol.
O Formosa voltou a chegar no ataque por volta dos 27 minutos em dois lances de bola parada em sequência. Em ambos os casos, Wilian Bahia foi o destaque. Primeiro, o lateral fez cobrança de falta do canto direito do campo fazendo o goleiro Luan socar para escanteio. E no tiro de canto que se seguiu, o mesmo atleta bateu fechado quase anotando um golaço olímpico no Augustinho Lima.
Próximo do fim da primeira etapa, o Formosa voltou a equilibrar o jogo. Aos 39, após passe de Wilian Bahia para Klein no meio da área. O lateral arriscou de primeira fazendo a bola tirar tinta da trave do Santa Maria.
No último giro regulamentar dos ponteiros, o Tsunami ainda deu sua última tentativa com Jhonathan que fez bela jogada pelo lado direito passando por dois defensores chegando à linha de fundo em diagonal. Entrando na pequena área, o atacante chutou firme para grande defesa de Luan que operou um milagre salvando o que seria o segundo do Formosa.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura
No segundo tempo, a entrada de Carlos André pelo lado do Formosa voltou a deixar o time mais ofensivo nos primeiros minutos. Aos cinco, Jhonathan trabalhou pela direita e tocou para o camisa 18 bater de primeira e fazer a bola passar sobre o travessão.
Em nova equilibrada de jogadas por parte do Santa Maria, os visitantes quase empataram aos 17 minutos. Após bola alçada pela direita, Alanzinho subiu mais que a defesa para cabecear e forçar grande defesa de Maringá que contou com a retirada em definitivo do perigo de gol feita por Wilian Bahia na sequência.
Dois minutos mais adiante o Formosa respondeu em jogada de velocidade contando com lindo passe de Carlos André ainda do campo de defesa na medida para Jhonathan apostar corrida com a zaga do Santa Maria. Após ganhar a jogada, o camisa 11 tentou tocar por baixo do goleiro que saía do gol para praticar grande defesa.
Aos 21 minutos, o alviverde voltou a levar perigo. Jhonathan recebeu na direita e tocou para Maurício França, que recebeu na área em velocidade. No entanto, na hora do chute, o atacante pegou por baixo e fez a bola subir sem gerar maiores problemas para o goleiro Luan.
A partir de então, o Santa Maria promoveu a entrada de Olavo e o time não deixou o Formosa chegar mais à sua meta. Aos 23, Esquerdinha repetiu o feito de Wilian Bahia no primeiro tempo ao cobrar escanteio e quase guardar fazendo Maringá ceder outro tiro de canto.
Na sequência, após nova cobrança, Raylan cabeceou com firmeza e viu Beto salvar a meta formosense do gol de empate em cima da linha.
Na blitz do Santa Maria que foi se seguindo, Raylan recebeu passe dentro da grande área pela direita, abriu espaço e arriscou chute cruzado para fora assustando toda a defesa do Formosa.
Fechando a sequência de ataques do Santa Maria em menos de cinco minutos, Bruno recebeu da intermediária e, sem marcação por perto, arriscou um petardo no canto superior direito de Maringá que saltou e fez uma grande defesa.
Depois de testar a defesa do Formosa de todas as formas, na jogada mais simples, o adversário chegou ao gol. Aos 34 minutos, após cobrança de lateral, a bola foi escorada para trás e caiu nos pés de Alanzinho dentro da grande área. O atacante dominou e soltou uma bomba indefensável no canto esquerdo para deixar tudo igual.
Nos acréscimos, o Santa Maria quase chegou ao gol de empate com Raylan. O atacante recebeu passe em contra ataque e chutou por cima da meta. No último lance ainda surgiu um bate e rebate na área do Formosa que foi afastado pela defesa alviverde concretizando o empate.
Ao fim do jogo, o goleiro alviverde Maringá, lamentou muito o empate no fim do jogo: "Não podemos perder ponto em casa. Cada um fez o seu melhor. Mas, pô, era jogo de três pontos. Pra quem quer chegar, tá faltando um pouco mais. Falta um querer. Mas vamos nos tranquilizar e encarar mais um jogo na quinta" comentou.
Pelo lado do Santa Maria, o atacante Raylan comemorou o primeiro ponto do time: "Jogou bem hoje. Bom pra o decorrer do campeonato. Agora é focar na próxima partida e trabalhar bastante" disse.
Com o empate, o Formosa segue na liderança com 11 pontos e pode ser ultrapassado pelo Gama, caso o Periquito vença o Ceilândia em sua casa neste domingo. Pelo lado do Santa Maria, o ponto não tira o time da lanterna do campeonato, mas tira o zero da classificação.
0 comentários:
BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.
Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.