Formosa em festa com título invicto

Jogadores comemoram - Foto: Félix Neto/BEF
Comemoração por parte dos torcedores, foguetório e passeio em carro aberto pelas principais ruas da cidade. Essa foi a recepção calorosa que os atletas e mandatários do Bosque Formosa Futebol Clube tiveram na noite deste domingo (15) pouco depois de conquistar o bicampeonato da divisão de acesso do Campeonato Candango.


Assim que o apito foi soprado pelo árbitro em Sobradinho decretando o fim da partida e o título do Formosa, os torcedores alviverdes que não puderam ir para o jogo foram para as ruas comemorar o retorno da equipe à elite candanga um ano após a queda. 

Torcida no posto policial.
Foto: Félix Neto/BEF
No posto policial na entrada sul da cidade, os atletas trocaram o ônibus pelo caminhão dos bombeiros. E, foi em cima dele que os jogadores percorreram as principais vias do centro da cidade e setores adjacentes junto à uma carreata com vários adeptos da equipe.

A carreata se encerrou nos arredores do Estádio Diogão com queima de fogos e muita festa. Os jogadores não esconderam a alegria pelo título e por terem entrado na história do futebol profissional formosense.

Breve histórico do Formosa, títulos e participações
Com o título conquistado de maneira invicta, o Formosa - time que fará seus 35 anos de existência no próximo dia 21 de setembro - soma sua segunda taça na divisão de acesso do Campeonato Candango. A primeira foi conquistada em 1999, dois anos após a sua federação ao Distrito Federal. Naquela ocasião a equipe ficou apenas o ano de 2000 na elite candanga tendo caído para a divisão de acesso no ano seguinte.

De 2001 até 2010, o Formosa sofreu para se reencontrar. Chegando a disputar a terceira divisão candanga, a equipe ficou sem representação por algumas temporadas até conquistar o vice campeonato da divisão de acesso em 2010. Em 2011 e com nova direção, o Formosa chegou a ficar próximo da sua primeira decisão necessitando de um ponto em dois jogos e, melancolicamente sofrer virada por 4 a 1 após estar vencendo a partida no primeiro tempo com gol de Matos no episódio batizado pelo repórter Alex Nunes como "Diogaço".
Foto: Félix Neto/BEF
A equipe chegou a participar de sua primeira competição nacional, o Campeonato Brasileiro da Série D. No entanto, com vários problemas internos e dificuldades financeiras, o combinado não conseguiu passar da primeira fase ficando na trigésima colocação no geral.

Em 2012, o racha evidente na equipe colocou todo o trabalho realizado em crise e, mesmo tendo conquistado a Taça João Saldanha - torneio de consolação do primeiro turno, o técnico Heli Carlos caiu do comando e, mesmo com estrelas como o lateral campeão mundial, Índio e o meia ex-Vasco, Alex Oliveira em campo bem como nomes como o ex-atacante da seleção brasileira Viola ter sido sondado, o alviverde não mostrou o mesmo ímpeto de 2011 e caiu para a segundona.
Início da carreata pouco depois do posto policial.
 Foto: Félix Neto/BEF

Sob nova direção, o Formosa de 2013 mostrou união e passou a confiança necessária para conseguir conquistar o título da divisão de acesso de maneira invicta. Em 2014 será a quarta participação da equipe no Campeonato Candango e a torcida já sonha com um Tsunami que faça valer da força de sua alcunha para disputar sua primeira decisão na elite e representar o futebol candango na Copa do Brasil 2015.

2 comentários:

  1. Acabei de ver no clubedoesportedf que o Formosa pode perde 10 pontos por que jogou com um jogador irregula, que direto esse que deixa acontece isso e foda

    ResponderExcluir
  2. Cade o hudson do ano passado?

    ResponderExcluir

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.