Botafogo/DF dá lição de superação e vence o Formosa

Pela quarta rodada da Taça JK do Campeonato Candango 2012, o Formosa recebeu o Botafogo/DF reeditando o jogo da última rodada do quadrangular semifinal do ano passado. E, mesmo com jogador de linha improvisado no gol, sem reservas e com um dos jogadores seriamente lesionado desde os primeiros minutos, o alvinegro venceu o Tsunami por 1 a 0, gol de cabeça de Felipe Assis aos 30 da etapa inicial fazendo com que o técnico Heli Carlos deixe seu cargo a disposição da diretoria.

O jogo

Mesmo com ingressos a dez reais e com o time em péssima situação no torneio, a torcida do Formosa compareceu em bom número para acompanhar a reprise de um dos jogos mais lembrados pelo torcedor alviverde.

Em campo, o Tsunami foi com tudo para o ataque e logo nos primeiros segundos de jogo carimbou o poste do gol defendido por Júnior, jogador de linha improvisado na meta. No lance, o meia Luiz Carlos cobrou escanteio e Araújo subiu mais que a defesa para mandar a bola na trave.

Aos cinco minutos, o atacante Robinho recebeu na entrada da área e arriscou jogando a bola próximo da trave direita do Botafogo.

Pouco depois do lance, o meia Rafael do Botafogo acabou indo parar no atendimento médico após dividir jogada no meio campo. Com o ombro deslocado, o atleta ficou em torno de dez minutos na ambulância do SAMU. Voltou para o jogo, sentiu a lesão, foi novamente atendido por mais quinze minutos e retornou para ficar até o fim.

Com o meio campo lotado e a área repleta de defensores alvinegros, o time visitante começou a trabalhar a bola na intermediária ofensiva. Entretanto, o perigo só começou a aparecer mesmo nas jogadas de bola parada em escanteio e cobranças de falta.

Em um dos poucos lances de individualidade do time da casa, o atacante Marcelinho recebeu próximo da área, driblou dois defensores, mas na hora da finalização bateu fraco nas mãos do goleiro Júnior.

O Fogão só foi oferecer perigo aos 14 minutos de jogo com chute da intermediária de Mauro que quicou perigosamente antes do goleiro Marcão saltar e mandar a bola pra linha de fundo.

Sem muitas variações nos estilos de jogo, enquanto os visitantes se fechavam na defensiva com duas linhas de jogadores, o Formosa pecava na qualidade do último passe irritando a torcida voltando a ser perigoso na bola parada.

Aos 23 minutos, o volante Húdson ganhou na disputa aérea após cobrança de escanteio pra dividir com o goleirão. Na sobra, o atacante Robinho bateu de primeira isolando a bola. Dois minutos depois Luiz Carlos cobrava mais uma falta por cima do gol.

Apesar de pouco tentar chegar ao gol alviverde, em um dos raros momentos o Botafogo chegou ao seu gol. Aos 31 minutos, Gabriel aparece pela direita do ataque alvinegro e sem marcação mandou na medida para Felipe Assis escorar de cabeça pra o fundo do gol abrindo o placar no Estádio Diogão.

Para variar, por volta dos 37 minutos, o massagista Amendoim do Formosa se envolveu numa rápida confusão com o meia Maicon Paulista. Tudo porque em dado momento, o meia Luiz Carlos foi receber informações táticas do técnico Heli Carlos e o meia alvinegro, que teve a missão de fazer marcação individual com o camisa 10 do Tsunami ficou próximo irritando o massagista que, incomodado, empurrou o meia que retribuiu com troca de empurrões. O tumulto se generalizou e rendeu a expulsão do massagista e cartão amarelo para Maicon.

Próximo do fim, nos acréscimos, o Formosa chegou mais duas vezes com perigo. Aos 47, Luiz Carlos cobrou escanteio e Robinho raspou a cabeça na bola para boa defesa de Júnior que se desdobrou um minuto depois com grande defesa de forte chute do mesmo Robinho que acabou indo para linha de fundo.

Mesmice no segundo tempo favoreceu alvinegro

Com a vinda do segundo tempo, a torcida do Formosa esperou que algo diferente pudesse acontecer e muitos confiavam numa possível virada. Mas, novamente com a mesma falta de qualidade no último passe, o alviverde rondou a grande área do adversário o tempo todo e deu pouco trabalho ao goleiro.

O Tsunami abusou na falta do último passe e com um futebol descompromissado foi irritando o torcedor. Só aos 19 minutos surgiu o primeiro lance mais perigoso e polêmico. Em mais um dos escanteios cobrados por Luiz Carlos, a bola veio fechada no primeiro pau assustando o goleiro que espalmou de mal jeito jogando a redonda para o alto. Enquanto o árbitro viu a bola tocar no travessão e voltar para o jogo, boa parte dos torcedores próximos ao gol viram tocar na rede e retornar para o campo.

Quatro minutos depois o meia Mauro recebeu na entrada da área batendo de primeira e acertando o travessão em cheio. Na sobra o atacante Robinho pegou mal jogando para fora.

Aos 42 minutos, Renatinho fez jogada pela intermediária e tocou para Luiz Carlos que entrou na grande área e bateu cruzado fazendo a bola passar próxima da trave direita do gol defendido por Júnior.

Nos acréscimos, em uma das últimas esperanças do time, o meia Húdson apareceu na ponta esquerda e cruzou para a grande área. Com o efeito do chute a bola fez uma curva esquisita e quase surpreendeu o goleiro passando muito próximo do ângulo direito.

Com o resultado de 1 a 0, o técnico Heli Carlos, em entrevista à rádio Formosa AM 1.140 disparou que deixaria o cargo à disposição da diretoria. Por outro lado, Freitas, diretor de futebol do Formosa, acredita que a culpa da derrota não foi do técnico e afirmou: "Por mim [o técnico] fica firme". Mas alerta: "Teremos uma reunião mais tarde com o presidente e deveremos acabar dispensando de quatro a oito jogadores e definir a questão do técnico. De hoje para amanhã acredito que essa situação fica resolvida" disparou tendo sido o único representante do Formosa em campo após a partida para dar explicações.

Do outro lado, sem ter nada a ver com a crise do Formosa, o goleiro improvisado Júnior mal acreditava na vitória que o time acabava de conquistar em terras alheias: "Foi muito difícil pra gente. A gente veio aqui pra isso, viemos aqui pra ganhar, na raça, a gente veio pra ganhar" disse.

Ao fim do jogo, o técnico Alan Jorge ainda lavou a roupa suja em campo com todos os integrantes da comissão técnica alvinegra. No círculo formado, foi afirmado que os jogadores teriam todo o direito de irem para o time em que quisessem. Além disto, os integrantes da direção da equipe reconheceram o brilho do time que honrou o compromisso com um bom futebol demonstrado em campo.

FICHA TÉCNICA:
FORMOSA - Marcão; Juninho, Alê, Diogo Alagoano e Wilian Bahia (Douglinhas); Diogo Paraná (Mauro Leôni), Húdson e Luiz Carlos; Araújo, Robinho e Marcelinho (Renatinho).


BOTAFOGO/DF - Júnior; Barbosa, Cléber, Renato e Felipe Assis; Mauro, Maicon Paulista, Rafael e Hélio; Adê e Gabriel.


AMARELOS: Mauro, Maicon Paulista, Gabriel e Júnior (BOTA)


PÚBLICO E RENDA: 382 pagantes / R$ 2.920,00


GOLS: Felipe Assis aos 31 do primeiro tempo para o Botafogo.




MATÉRIA DE ALEX NUNES/BEF/CDE
FOTOS DE FÉLIX NETO


CUIDADO - TODOS OS DIREITOS SOBRE A IMAGEM E MATÉRIA RESERVADOS AOS AUTORES!

4 comentários:

  1. o formosa ta de brincadeira com a cara dos torcedores e que aconteceu foi uma vergonha perder pro botafogo nem goleiro tinha os jogadores era tudo emprestado do brasilia (2 divisão). pra mim vai ter que tirar todo mundo do presidente ao massagista.
    o formosa ontem fez os 382 pagantes perderem seu tempo para ver o futebol de 5 divisao do candangao. todo mundo esta indignado com essa ondinha.

    ResponderExcluir
  2. isso dai que eles estao fazendo mandando 8 jogadores embora tinha que te feito no meio do ano passado agora vem querer arrumar o time no meio do campeonato, pura falta de preparaçao e se o formosa cair pra segunda divisao 80% culpa do presidente e 20% dos jogadores. eu nao vou com a cara desse presidente desde ano passado quando entregou o campeonato para as lagartixas e para o gaminga.

    ResponderExcluir
  3. essa jogador tem dna de craque(grande vladimir)e a cara do paiiiii

    ResponderExcluir
  4. Foi brincadeira formosa com o time completo perder para o bota fogo, isso é que eles tinham menos jogadores no campo é brincadeira. Ja que o Luis se acha por que não mostrou se é um jogador titular Eli pq não colocou o Willian Bahia para ser o titular ele estar sendo o melhor do time...

    ResponderExcluir

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.