Um ano sem Diogão: problemas que vão além do campo

Fachada do Diogão. Foto:Relatório de visita da FBF
Faz pouco mais de um ano que o Estádio Diogo Francisco Gomes, conhecido popularmente como Diogão, não é o amuleto do Bosque Formosa e muito menos tem sido utilizado pela população para as disputas dos campeonatos amadores do município. Sob o argumento de troca de grama, o estádio não recebe jogos há mais de doze meses.


Desde outubro de 2013, o município de Formosa, cidade com uma equipe profissional na elite do Campeonato Candango e com três divisões de Campeonato Amador consolidados fora as competições ligadas ao Veterano e às categorias de base não tem um estádio para levar as famílias e torcedores para empurrar o time local no profissional e nem servir de praça esportiva para o futebol amador.

Em dezembro, após análise da Federação Brasiliense de Futebol, o time profissional teve que mandar todos os jogos fora de casa chegando ao ponto de enfrentar o Sobradinho no estádio do adversário sob o seu mando de campo. Além do Augustinho de Lima, o estádio Serra do Lago, de Luziânia, serviu como casa para o time sem morada.

E a falta do estádio foi sentida da primeira à última rodada sob seu mando. O Formosa chegou a ter chances de classificação para a fase final no último jogo da primeira fase mas acabou perdendo por 1 a 0 para o Luziânia fora de casa. No entanto, mesmo com tantos fatores contrários, a equipe manteve-se na elite candanga.

Após o Campeonato Candango, a expectativa era a de que o futebol amador pudesse estrear o novo gramado no segundo semestre deste ano. Porém, sob alegações de que a licitação esteve atrasada e de que houveram problemas para realização da obra, o campo ganhou apenas algumas camadas de terra e areia e permaneceu assim até recentemente.

Eleição e burocracia atrapalham a reforma do gramado
Durante a Taça Formosa de Futsal realizada em agosto deste ano, o secretário de Obras e Urbanismo, Miguel Arcanjo Machado Filho deu entrevista à Rádio Esportes Brasília - Canal 2 e esclareceu alguns dos motivos que teriam atrasado a reforma do gramado: "O Estádio Diogão é administrado pelo estado [de Goiás]. A Secretaria de Esportes fica lá, a princípio pra ajudar na manutenção, nos cuidados do estádio. Até a última etapa que eu vi, tinha sido licitado a grama e estava na fase de preparação de contrato. Como esse ano é político ficou mais complicado. Foi licitado pela AGETOP e eles licitaram muitas obras pra atender os municípios antes do período eleitoral. Então, o que tem tido é esse entrave aí. O pessoal na AGETOP está trabalhando pra tentar acelerar contrato, empenho de obra.

Relatório da Federação traz outros problemas desde ano passado
No mês de outubro, o Blog Esporte de Formosa recebeu informações da existência de um relatório da Federação Brasiliense de Futebol que relatava problemas não só em relação ao gramado, mas há várias partes do estádio tendo acesso ao documento há alguns dias.

Segundo a entidade, o problema do Estádio Diogão não se resume apenas à falta de gramado. Ainda em dezembro de 2013, uma comissão da entidade visitou o município de Formosa para analisar as condições do local para o Candangão 2014.

E após visitar todas as dependências do estádio, pouca coisa passou pelo crivo da Federação. Em seu relatório final, a entidade relata problemas na iluminação, vestuários, banheiro social, cabines de imprensa e bilheteria do Diogão.

No documento feito em 27 de dezembro de 2013 e assinado em 02 de janeiro de 2014, a Federação concluiu que o estádio não tinha condições de realizar jogos do Candangão 2014.

Segundo o relatório final da entidade futebolística, além do gramado, são necessários os seguintes reparos para viabilizar a reabertura do Diogão:

- Finalizar a reforma do sistema de drenagem, de irrigação e limpeza em geral;
- Reformar o alambrado trocando os arrames farpados por arrames lisos e fechar alguns pequenos pontos que estão danificados;
- Fazer a limpeza no túnel de acesso ao gramado (pintura, piso/colocar fita antiderrapante e iluminação);
- Reformar as instalações hidráulicas, elétricas e pintura dos vestuários (mandante, visitante e arbitragem);
- Reparar o sistema elétrico, bem como trocar as luminárias que estão queimadas nas torres de iluminação.
- Reformar a pintura das arquibancadas;
- Instalar corrimão nas arquibancadas;
- Reformar geral os banheiros das arquibancadas;
- Reformar geral os bares;
- Colocar torneira nos bebedouros que estão faltando;
- Reformar geral nas pinturas de todas as paredes e faixadas;
- Colocar extintores nas dependências;
- Reforçar a pintura dos portões de saída de emergência;
- Revisar toda parte elétrica e hidráulica;
- Fazer uma higienização em todas as dependências.

O Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária
Segundo pessoas ligadas ao Bosque Formosa, também há que se fazer algumas adequações estruturais nas arquibancadas afim de o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária emitirem um laudo que permita a utilização do local.

Entre as exigências, há a necessidade de aumentar a altura da parte de baixo como da parte de cima das arquibancadas, promover uma forma eficaz para eliminar os morcegos e pombos que tem destruído a estrutura da cobertura ao longo do tempo aumentando o risco de queda da mesma por conta da corrosão causada pelas fezes dos animais bem como há o risco iminente de os frequentadores adquirirem doenças transmissíveis.

Diogão deve ganhar grama em breve
Só depois de mais de um ano com o estádio fechado e de 11 meses após o relatório da Federação, que foi anunciado o plantio da nova grama do estádio Diogão.

Na semana passada foi noticiado por meio de uma rádio local que a Prefeitura estaria fazendo todo o trabalho para o plantio da grama que começaria nesta semana e que o órgão público estava tomando todas as medidas cabíveis para reabrir o local a tempo de o Tsunami voltar a disputar o Candangão em sua casa.

Segundo informações de pessoas ligadas a direção do clube alviverde, todos os detalhes ligados a empresa fornecedora estão normatizados e o problema está no transporte do material que ocorreria nesta segunda. Porém, surgiram alguns pequenos imprevistos que poderão adiar o plantio em mais alguns dias.

Também foi informado que está sendo agilizada uma verba para as reformas solicitadas pela Federação.

O Blog Esporte de Formosa procurou a secretária de esportes, Gildênia Elias, para questionar sobre as providências tomadas pela Secretaria e Prefeitura em torno da reforma dos banheiros, cabines e etc exigidos pelo relatório da Federação datado de dezembro passado mas a mesma ainda não se pronunciou. O Blog fica à disposição da secretária para comentar sobre o assunto.

Procurado por nossa reportagem, o presidente do Formosa, Cassiano Cacildo, acredita que o gramado no estádio será plantado nos próximos dias ainda este ano e que, com isto, o time mandará os jogos no Diogão.

Confira abaixo alguma das imagens presentes no Relatório de Visita da Federação Brasiliense de Futebol:

Segundo relatório, refletores do Diogão são incapazes de iluminar jogo de noite. 
Foto:Reprodução/Relatório de visita da FBF

Relatório flagra péssimo estado das portas do Diogão.
Foto:Reprodução/Relatório de visita da FBF

Relatório também flagra lixo na parte interna do Diogão
Foto:Reprodução/Relatório de visita da FBF

Instalações estão sujas e mostram estado de abandono. 
Foto:Reprodução/Relatório de visita da FBF

Relatório mostra péssimas condições nas instalações elétricas. 
Foto:Reprodução/Relatório de visita da FBF

Interior das bilheterias denunciam situação de alto nível de insalubridade. 
Foto:Reprodução/Relatório de visita da FBF

0 comentários:

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.