Comentários da partida: Formosa 3 x 1 Mambaí

Diante de bom público no estádio Diogão e em um tempo ensolarado, o Formosa entrou a campo com a mesma formação do último jogo contra o, até então desconhecido, Mambaí. Time que começou o jogo dando uma impressão errada do time ao tomar dois gols em cinco minutos. O melhor teste para o alviverde nesta pré-temporada.

A começar, nunca se viu um time tão focado e firme nos tais cinco minutos. A marcação adiantada e o pouco espaço dado ao adversário surtiu efeito e deixou os visitantes acuados. No primeiro lance de bola parada para o Formosa, a bola veio fechada no segundo pau para gol de Diogo Paraná empurrar para as redes.

Dois minutos depois, o alviverde continuou amarrando o jogo do adversário e conseguiu um pênalti claríssimo. Luiz Carlos sofreu e bateu a penalidade com força no meio do gol. Com dois a zero no placar em tão pouco tempo o torcedor começou a sonhar com uma goleada histórica antes do Candangão, daquelas para espantar qualquer zica no time.

Mas foi aí que o time azul resolveu ir para cima do Formosa e mostrou uma postura que todos esperavam. Os visitantes começaram a adiantar a marcação e tomar espaço do ataque formosense que pouco produziu e, longe da área, não conseguiu fazer muita coisa.

O jogo começou a ficar perigoso a partir do gol marcado por Denílson, do Mambaí. O jogador escancarou o maior problema do time que, inclusive, foi alertado aqui no BEF. O que dizer de uma zaga que não conseguiu atrapalhar o atacante adversário que cabeceou uma bola alçada do meio campo? Todos foram para a bola e se esqueceram novamente de marcar o jogador.

Com a vantagem diminuída e o Mambaí dificultando o jogo (leia-se, apertando a marcação e pegando pesado em certos lances), o Formosa começou a diminuir a intensidade de jogadas e mostrou todas as suas limitações. O meio defensivo elogiado no jogo passado começou a mostrar alguns vacilos mortais e a zaga mais o goleiro, no lance da expulsão, mostraram que é preciso pensar muito sobre aquele setor.

Mas, o jogo não foi um desastre para o time que, depois de sofrer uma marcação adiantada conseguiu espaços na maior parte do segundo tempo e, para variar, irritou a torcida mais uma vez com um setor ofensivo improdutivo. As jogadas individuais diminuíram consideravelmente, mas quando apareceram... melhor nem comentar.

Muitos, mas muitos passes errados. Desarmes fáceis e alguns lances irritantes deixavam a torcida cada vez mais tensa. Faltou trabalho de bola no meio campo.

No fim, o Formosa fez o terceiro após um lance de confusão na área adversária onde a bola caiu nos pés de Cleiton que bateu com categoria e ampliou a vantagem. O bom mesmo foi ver o time vencer e manter uma pré-temporada sem derrotas. Se o Tsunami errou, o adversário conseguiu ser mais infeliz em vários lances além de se ter a falta do último passe dos adversários. Melhor para o alviverde.

Destaque no jogo para Denílson, o camisa 10 do Mambaí. Com total domínio do meio campo mambaiense e tranquilidade carregou o time nas costas, mandou uma bola no travessão que quase entrou e marcou um gol. É um atleta que poderia ser encaixado para avaliação física e tática no Formosa. Porque não?

Pelo lado do Formosa, o destaque foi para o lateral esquerdo IMPROVISADO Douglinhas que apoiou o ataque com leveza com passes sempre bem encaixados. Apareceu bem para triangular com Araújo e Luiz Carlos e também, quando pôde, voltou para apoiar a defesa. O jogador mostrou com clareza que é jogador para brigar com Carangola pela titularidade. E para quem não sabe, Douglinhas é cria da base formosense.

Vamos ao comentário em torno de cada setor, desta vez sem notas:

Rafael Santana: Diferente da outra partida mostrou certa insegurança em alguns lances. Não teve culpa de tomar o gol de cabeça e acredito que poderia ter poupado o vermelho se não estivesse tão adiantado.

Lucas: O goleiro que entrou no lugar de Rafael não trabalhou tanto, é verdade. Mas mostrou versatilidade e que pode ser uma boa surpresa para os próximos anos.

Eloy: Ontem foi mais defensivo e apoiou bem o time pelo lado direito. Quando pôde, subiu ao ataque.

Alê e Wilian Paulista: Está faltando comunicação e treino nas bolas alçadas para a área. Fora isto, no segundo tempo melhoraram o jogo dificultando as jogadas dos adversários.

Douglinhas: Nada mais a declarar após o comentário de melhor jogador pelo lado do Formosa.

Húdson: Caiu de rendimento depois do jogo contra o Brazlândia. Em alguns lances se complicou com o adversário. Mas tem mais futebol e pode ser uma boa surpresa para o torneio.

Alex Mineiro: Mostrou queda de rendimento. Entretanto, mais por conta do fator tático de ter que ficar apoiando a defensiva. Saiu menos para o jogo e não mostrou o que sabe jogar nos amistosos. Bom atleta, mas que não casou com o Formosa.

Diogo Paraná: Jogou melhor que a partida passada e está em evolução. Outro que pode surpreender positivamente no andamento do Candangão. Versátil, apoiou o ataque e a defesa e caiu para os dois lados. Além de tudo marcou o primeiro.

Luiz Carlos: Jogou no mesmo nível da partida passada. Mas pode jogar mais que isso. Fez boa cobrança de pênalti e bons passes de profundidade. Porém tem sido desarmado com mais facilidade que antes e tem segurado a bola por mais tempo. Talvez pela falta de opções para passe.

Arthur e Araújo: Dois jogadores que tem mostrado garra. Mas não irei analisar com mais empenho pelo fato de estarem muito longe da área. São atacantes, mas que ainda não casaram com a opção tática e que também não foram efetivos no ataque.

Fora estes, um que mostrou bom jogo foi o meia Renatinho. Não se dá para entender o motivo de o atleta não começar jogando. Em comparação com o ano passado ele tem melhorado seu jogo em 100%. Não errou passes quando esteve em campo, cadenciou o jogo e mostrou tranquilidade no domínio de bola. Mais um que pode surpreender positivamente.

Para a semana, segundo Heli Carlos, o time talvez fará mais um amistoso. Particularmente seria uma boa opção para se encaixar Matos, Carangola, Flávio e Genílson. Além do zagueiro e do atacante que, caso venham, darão qualidade ao time. Acompanhe o BEF para ficar sabendo quem são os dois jogadores.

Não custa nada acreditar.

VAMOS FORMOSA!

PS - Sobre os comentários gostaria de dizer que aqueles que acusam terceiros de várias coisas o seguinte. O BEF não pode ser conivente e liberar tais comentários que podem nos prejudicar. Portanto, não gostou do jogo, comente moderadamente e evite palavrões e palavras de baixo calão. Senão melhor nem escrever. Fica a dica para o pessoal. O espaço é nosso mas, deve ser usado com responsabilidade.

3 comentários:

  1. aquele camisa 10 da equipe do mambai, tem mto potencial,o melhor jogador da partida na minha opiniao, mostrou mais futebol q todos nossos atacantes. acho q com um bom condicionamento fisico ele teria plenas condiçoes de integrar o grupo.

    ResponderExcluir
  2. formoza foi bem ate os 20 do 1 tempo depois um desastre... o time tem q mudar a tatica e alguns jogadores... falta marcaçao e luiz carlos ja foi jogador, hj ta na hora de para nao acerta um passe, so quer lancar e joga em funçao de si propio nao do time....

    ResponderExcluir
  3. Denilson é o nome dele! O camisa 10 de Mambaí ainda ha tempo do Formosa contratalo... Falo e garanto seria um destaque no Cadangão 2012!

    ResponderExcluir

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.