Entrevista com o diretor geral do BEF
A equipe do Blog Esporte de Formosa, em reconhecimento ao trabalho de nosso diretor geral do BEF decidiu realizar uma rápida entrevista com uma das pessoas que vem realizando uma leve mudança no modo de tratar o esporte em Formosa.
Com matérias pautadas em informar o internauta e, em outrora, dar seu próprio pitaco em torno de algumas situações, o gestor do BEF responde à algumas das perguntas enviadas durante o ano por internautas e outras realizadas durante as suas coberturas.
BEF - Porque criar o Blog Esporte de Formosa?
Alex - Certo dia estava procurando informações sobre o Formosa no Campeonato Candango no início de 2010 e não encontrava. Na época o time tinha sido campeão da terceira divisão e estava se preparando para a segundona. O BEF tinha sido registrado mais ou menos naquela época, mas não havia muito material para ser divulgado. Tínhamos que correr atrás de parceiros que pudessem nos informar sobre algumas coisas. O pouco de informação que havia era veiculado por rádio, não tinha um registro para que pudéssemos ver ao longo do tempo. Tanto que começamos o trabalho sem sequer saber quantos times amadores compunham o torneio local ou quantas participações o Formosa havia feito até então. Isso sem dizer no caso das outras modalidades.
BEF - O Blog tem tido muita informação sobre futebol. E as outras modalidades?
Alex - Considero que o BEF começou em vias de fato seis meses após seu registro, por volta de setembro de 2010 com a segunda divisão do Campeonato Candango. Dali em diante, cobrimos muito sobre o Formosa e vimos que a cidade tem muito mais que um time profissional e diversas categorias de futebol. Em 2011 realizamos cobertura de todos os eventos esportivos que tínhamos conhecimento. Às vezes mandavam um e-mail informando ou simplesmente víamos um banner sobre o evento. Por isto, realizamos a cobertura ou ao menos anunciamos sobre alguns eventos que ocorreram em Formosa como Vôo Livre, Skate - no workshop de Arte e Tattoo -, futsal feminino, muay thai, capoeira. Mas sabemos que isto foi muito pouco. Há muitas outras competições de muitas outras modalidades aqui.
BEF - Qual foi o pior trabalho do BEF em 2011?
Alex - (Risos). Tivemos muito trabalho mal realizado. Acho que dezenas deles. Mas os piores trabalhos ou erros nossos foi o de dizer que iríamos realizar determinada coisa e não fazíamos. Na hora H havia a necessidade de credenciamento ou não havia retorno de terceiros para que pudéssemos fazer um bom trabalho ou simplesmente porque o evento era muito grande sendo realizado em pouco tempo como foi o caso dos Jogos Olímpicos realizados em Formosa. Auxiliamos a TV Formosa e acabamos não tendo os resultados para divulgar no final. O trabalho não foi tão bem aceito o que resultou no corte de trabalho em vídeo para 2012. E também porque não dávamos conta ou não tínhamos tempo. Nossa equipe é muito limitada hoje em dia.
BEF - Quer dizer então que o BEF não irá filmar nada em 2012?
Alex - É provável que não para filmar ao vivo. É muito difícil fazer uma filmagem ao vivo para centenas de internautas. O serviço é de baixa qualidade porque necessitamos de uma estrutura que foge da realidade financeira do blog e não conseguimos parceiros. Para se ter uma noção, se fôssemos realizar este trabalho para 2012, em questão de tempo teríamos de fechar o Blog por falta de recursos. Mas em relação à divulgar algo gravado após o acontecimento, isto nós deixamos em aberto.
BEF - E qual foi o melhor trabalho do BEF em 2011?
Alex - Não digo que tivemos este ou aquele trabalho melhor realizado. Mas tivemos um reconhecimento no fim do ano de 2010 que deu forças para ser o que somos hoje. Foi a parceria com o Clube do Esporte DF em relação à notícias. Melhoramos nosso trabalho a partir desta parceria. Um ápice do BEF foi a cobertura em torno de Viola neste ano e outras notícias voltadas ao Formosa. Fomos o primeiro a noticiar na internet junto com nosso parceiro. Isso fez toda a diferença.
BEF - O que diferencia o BEF dos outros meios de comunicação local?
Alex - Cada meio de comunicação é importante para que haja a evolução das informações. Se não houvesse rádio, não haveria o blog. Do mesmo modo, se não houvessem os jornais e outros sites, não estaríamos aqui. Acredito que não há um diferencial. Focamos divulgar uma notícia como ela é. Se vem um jogador "X", vamos noticiar que o jogador "X" está chegando. Não vamos fazer do BEF uma vitrine. Parabenizamos aqueles que fazem a diferença e criticamos a mesma pessoa se no outro dia jogar mal, por exemplo. Mas de um modo sempre respeitoso e claro. Temos uma credibilidade a ser defendida e a paixão de uma torcida que não pode ser confundida.
BEF - O BEF só fala sobre o time do Formosa?
Alex - (Risos) Não, não.. O Formosa realmente nos deu uma grande força e nos deixou bastante conhecidos. Mas não falamos só sobre o time profissional. Tanto que após sua eliminação na Série D publicamos várias notícias sobre os torneios daqui da cidade. O veterano, a segunda divisão daqui, a primeira, a divisão de base, a Copa dos Campeões e a Copa JK. Portanto o BEF não fala só sobre o Formosa, apesar de reconhecermos que a equipe é importante para a gente.
BEF - O que você mudaria no BEF?
Alex - Xiii... Muita coisa. Falta design, falta melhor disposição das informações, falta acessibilidade, falta muita coisa ainda. Coisas que só conseguimos se tivermos parceiros e aqui em Formosa temos muita dificuldade com isto.
BEF - Porque é difícil arrumar parceiros em Formosa?
Alex - Olha, por diversos fatores. Por exemplo, muita gente não acredita na internet como um meio de propagar a publicidade. Muitos, quando visam parceria com o outro, imaginam: "O que irei ganhar com isto? Será que esta pessoa não vai tirar proveito de mim?". Há muito egoísmo e ao invés de reunirem forças para engrandecer uma causa, preferem fazer isto sozinho com o outro criticando.
BEF - Porque ao invés de tentar fazer com outros, fez o BEF sozinho? Você não estaria sendo contraditório?
Alex - Comecei auxiliando o antigo Formosa Fest, ao qual devo muita gratidão por despertar a vontade de estar envolvido com a reportagem e o jornalismo. Por falta de recursos o site fechou, mas em um ano no ar conseguiu um milhão de acessos. Uma coisa fantástica. Mas havia chegado no fim e contribui pouco. Nesta época haviam outros sites cujos quais não havia contato com seus administradores ou os desconhecia. Como queria começar pela internet. Por falta de opção decidi inaugurar o BEF estando aberto à quaisquer parcerias. Em nenhum momento criticamos outras mídias. Mas já tivemos dezenas de pautas copiadas sem citarem a fonte em rádio e outros sites. Não há como fazer mais parcerias porque normalmente visam apenas o dinheiro e se dá lucro. Não há um trabalho que façam por gostar de fazer.
BEF - Quais parcerias o BEF tem hoje?
Alex - Com o Clube do Esporte DF que nos ajuda também com algumas outras informações diretas de Brasília. Com o Jornal Ponta a Ponta que também tem nos dado muita experiência. Com a Web Rádio Esportes Brasília, que nos convida para participar de várias transmissões ao vivo e com alguns outros meios de comunicação que solicitam algumas matérias para divulgação. Com a SEMEL que ajuda a nos enviar notícias, resultados e outros. Com os nossos patrocinadores que, mesmo com uma taxa simbólica nos ajuda, e muito. Com a TV Formosa para transmissões ao vivo. Com algumas pessoas ligadas ao time do Formosa, o que nos facilita na hora de buscar notícias e várias outras pessoas que se formos lembrar uma a uma poderemos acabar cometendo o erro de não falar de alguém, mas posso garantir que cada uma delas sabe o valor que elas tem não para o Blog, mas para o esporte da cidade. Temos muitas referências em nosso município e a nossa mensagem é para que não desanimem, o esporte está mudando, muito devagar é verdade, mas está mudando.
BEF - Você irá se candidatar a vereador?
Alex - (Risos) Não penso nisto em 2012. O ano que está começando é um ano de muito trabalho. Temos que melhorar nosso blog e conseguir mais fundos para fazermos a diferença. Será um ano difícil por conta da política. Mas não penso em me candidatar a nada ano que vem. Me entristece quando fazem essa pergunta porque acreditam que o BEF é um espaço criado para que haja essa intenção. E não, posso garantir que a ideia do BEF é de divulgar o nosso esporte e valorizá-lo. Concordo que o setor público não ajuda como deveria a todas as modalidades, mas acho que sendo uma opção de divulgação para vários organizadores fazemos uma diferença sem necessitar ser um político.
BEF - Qual maior conquista do BEF em 2011?
Alex - Sermos convidados para transmitir alguns jogos do Candangão, da Liga Nacional de Futsal e do Campeonato Brasileiro Série D. Conseguirmos contatos com várias pessoas ligadas a diversas modalidades. Convertermos o blogspot.com para .com.br, o que nos ajuda na divulgação e aprendemos muito a respeito de várias coisas. Acredito que a nossa maior conquista foi a de fechar o ano com quase 96 mil acessos quando acreditávamos ser impossível chegar a 20 mil e mais que tudo isto foi cada um dos internautas que nos acessam. Isso nos dá força para continuar atrás de todas as informações daqui da cidade. Fazemos tudo à medida do possível, mas ainda é pouco e ainda não atingimos um nível bom. Estamos num nível razoável e só conseguiremos ir mais adiante com a ajuda de cada um. Seja no acesso ou informando onde há um evento esportivo.
BEF - Quais são as surpresas do BEF para o próximo ano?
Alex - Não posso contar. Já cheguei a noticiar no facebook há muito tempo uma das coisas que pode acontecer. Mas não tenho certeza se conseguiremos. Depende dos recursos. Iremos correr atrás deles e devemos melhorar nossa arrecadação para trazermos novidade.
BEF - O BEF dá lucro?
Alex - Não dá dinheiro, mas dá experiência, conhecimento, novas amizades, muitas outras coisas. Acho que isso vale mais que muitas coisas. Claro que visamos lucar um dia. Mas não agora pois pode acabar atrapalhando nosso trabalho. Se um dia lucrarmos com o BEF, será por merecimento e é claro que queremos o mais rápido possível. Temos de ter paciência, senão não dá para lucrar e nem informar.
BEF - Se o BEF não dá dinheiro, não pretende usá-lo para entrar na política e é difícil fazer parcerias. Porque está com ele então?
Alex - Trabalho atualmente em um ótimo emprego e é de lá que tiro meu dinheiro. Política é algo que acho interessante, mas como observador, não participante, a política normalmente degenera a pessoa, poucos conseguem se safar disto. E as parcerias virão com o tempo. Faço o BEF por prazer, por acreditar que posso contribuir para evolução do esporte formosense assim. Faço porque gosto do jornalismo e da reportagem esportiva. Porque é interessante e porque gosto e me divirto compartilhando minha opinião e levando informações para milhares de internautas. É uma grande responsabilidade que hoje não penso em deixar de lado. Um dia o BEF produzirá dinheiro e terá vários parceiros, ou talvez não, mas não é isto que penso quando me sento na frente do meu computador para redigir uma matéria sobre alguma novidade. Tenho cuidado para não omitir detalhes e de deixar o leitor sempre interessado no BEF, este desafio é muito importante para mim. De um certo modo me sinto realizado e dou minha parcela de ajuda através dele.
BEF - Um sonho que gostaria de realizar com o BEF.
Alex - Essa pergunta é difícil. (Depois de longa pausa) No momento não tenho um sonho, acho que o BEF hoje é algo que interessa a milhares de pessoas e o fato de ter um blog lido por milhares de pessoas já é algo considerável. Um sonho seria manter a qualidade e aperfeiçoar cada vez mais e cobrir todos os jogos do Formosa no Campeonato Candango. Acho que este seria o sonho no momento.
BEF - A moderação já apagou algum comentário?
Alex - Duas vezes em dois comentários postados por nós mesmos. Houve erro ortográfico nos dois casos. No mais, se tiver ocorrido, foram comentários a favor da violência postado por torcedores de outras torcidas que incitavam o confronto físico, acho que outros dois no caso. Mas estamos analisando seriamente a possibilidade de vetar os comentários anônimos. Por enquanto, todos estão tranquilos e muitos representam a opinião de um torcedor, creio que não há problemas. Mas mais cedo ou mais tarde deveremos intervir nisto até porque em alguns casos a situação tem sido crítica. Não vamos vetar os comentários porque acredito que faz parte haver comentário para haver um debate sadio.
BEF - Considerações finais
Alex - Gostaria de convidar a todos os internautas para sempre visitarem o site para ver algumas novidades, tentamos fazer ele com a maior disposição e responsabilidade possíveis. Até hoje o BEF tem sido muito bem recebido graças a Deus. Nossa meta para o próximo ano é manter o nível de acessos - algo muito difícil -, trazer novidades sempre que possível e dentro de nossas realidades. Este ano nos trouxe muitos aprendizados bons e ruins, iremos fazer o máximo para aumentar os acertos. Queremos nos somar ao esporte local e acreditamos que temos feito isto. Temos tido um apoio bacana por parte de alguns atletas locais, internautas, torcidas e população em geral, o que facilita muito o nosso trabalho. Ainda somos amadores em vários aspectos, mas com certeza temos feito um trabalho melhor do que muitos que se dizem profissionais da área e que tentam nos denegrir. Há muitas dificuldades, mas na nossa visão, elas foram feitas para engrandecer nosso trabalho. Afinal, se fosse fácil, que mérito teríamos? O BEF analisa a possibilidade de trazer mais pessoas para a equipe no setor comercial dividindo recursos neste caso e queremos crescer cada vez mais. Queremos compartilhar nossas ideias com outras pessoas que tenham o mesmo ideal: Trabalhar em prol da divulgação do esporte local e sua valorização em troco de fortalecer o nosso esporte e fazer de Formosa uma cidade que tem como principais nortes o turismo e o esporte. Muito obrigado a quem leu a entrevista - na minha sincera opinião, não precisava - e obrigado de coração a todos que nos ajudam de alguma maneira direta ou indiretamente todos estão ajudando a fazer com que nosso esporte cresça. Até mais e sejam sempre bem vindos ao BEF.
Perguntas realizadas por internautas através de e-mail e da equipe BEF. Algumas perguntas foram realizadas espontaneamente de acordo com as respostas.
Com matérias pautadas em informar o internauta e, em outrora, dar seu próprio pitaco em torno de algumas situações, o gestor do BEF responde à algumas das perguntas enviadas durante o ano por internautas e outras realizadas durante as suas coberturas.
BEF - Porque criar o Blog Esporte de Formosa?
Alex - Certo dia estava procurando informações sobre o Formosa no Campeonato Candango no início de 2010 e não encontrava. Na época o time tinha sido campeão da terceira divisão e estava se preparando para a segundona. O BEF tinha sido registrado mais ou menos naquela época, mas não havia muito material para ser divulgado. Tínhamos que correr atrás de parceiros que pudessem nos informar sobre algumas coisas. O pouco de informação que havia era veiculado por rádio, não tinha um registro para que pudéssemos ver ao longo do tempo. Tanto que começamos o trabalho sem sequer saber quantos times amadores compunham o torneio local ou quantas participações o Formosa havia feito até então. Isso sem dizer no caso das outras modalidades.
BEF - O Blog tem tido muita informação sobre futebol. E as outras modalidades?
Alex - Considero que o BEF começou em vias de fato seis meses após seu registro, por volta de setembro de 2010 com a segunda divisão do Campeonato Candango. Dali em diante, cobrimos muito sobre o Formosa e vimos que a cidade tem muito mais que um time profissional e diversas categorias de futebol. Em 2011 realizamos cobertura de todos os eventos esportivos que tínhamos conhecimento. Às vezes mandavam um e-mail informando ou simplesmente víamos um banner sobre o evento. Por isto, realizamos a cobertura ou ao menos anunciamos sobre alguns eventos que ocorreram em Formosa como Vôo Livre, Skate - no workshop de Arte e Tattoo -, futsal feminino, muay thai, capoeira. Mas sabemos que isto foi muito pouco. Há muitas outras competições de muitas outras modalidades aqui.
BEF - Qual foi o pior trabalho do BEF em 2011?
Alex - (Risos). Tivemos muito trabalho mal realizado. Acho que dezenas deles. Mas os piores trabalhos ou erros nossos foi o de dizer que iríamos realizar determinada coisa e não fazíamos. Na hora H havia a necessidade de credenciamento ou não havia retorno de terceiros para que pudéssemos fazer um bom trabalho ou simplesmente porque o evento era muito grande sendo realizado em pouco tempo como foi o caso dos Jogos Olímpicos realizados em Formosa. Auxiliamos a TV Formosa e acabamos não tendo os resultados para divulgar no final. O trabalho não foi tão bem aceito o que resultou no corte de trabalho em vídeo para 2012. E também porque não dávamos conta ou não tínhamos tempo. Nossa equipe é muito limitada hoje em dia.
BEF - Quer dizer então que o BEF não irá filmar nada em 2012?
Alex - É provável que não para filmar ao vivo. É muito difícil fazer uma filmagem ao vivo para centenas de internautas. O serviço é de baixa qualidade porque necessitamos de uma estrutura que foge da realidade financeira do blog e não conseguimos parceiros. Para se ter uma noção, se fôssemos realizar este trabalho para 2012, em questão de tempo teríamos de fechar o Blog por falta de recursos. Mas em relação à divulgar algo gravado após o acontecimento, isto nós deixamos em aberto.
BEF - E qual foi o melhor trabalho do BEF em 2011?
Alex - Não digo que tivemos este ou aquele trabalho melhor realizado. Mas tivemos um reconhecimento no fim do ano de 2010 que deu forças para ser o que somos hoje. Foi a parceria com o Clube do Esporte DF em relação à notícias. Melhoramos nosso trabalho a partir desta parceria. Um ápice do BEF foi a cobertura em torno de Viola neste ano e outras notícias voltadas ao Formosa. Fomos o primeiro a noticiar na internet junto com nosso parceiro. Isso fez toda a diferença.
BEF - O que diferencia o BEF dos outros meios de comunicação local?
Alex - Cada meio de comunicação é importante para que haja a evolução das informações. Se não houvesse rádio, não haveria o blog. Do mesmo modo, se não houvessem os jornais e outros sites, não estaríamos aqui. Acredito que não há um diferencial. Focamos divulgar uma notícia como ela é. Se vem um jogador "X", vamos noticiar que o jogador "X" está chegando. Não vamos fazer do BEF uma vitrine. Parabenizamos aqueles que fazem a diferença e criticamos a mesma pessoa se no outro dia jogar mal, por exemplo. Mas de um modo sempre respeitoso e claro. Temos uma credibilidade a ser defendida e a paixão de uma torcida que não pode ser confundida.
BEF - O BEF só fala sobre o time do Formosa?
Alex - (Risos) Não, não.. O Formosa realmente nos deu uma grande força e nos deixou bastante conhecidos. Mas não falamos só sobre o time profissional. Tanto que após sua eliminação na Série D publicamos várias notícias sobre os torneios daqui da cidade. O veterano, a segunda divisão daqui, a primeira, a divisão de base, a Copa dos Campeões e a Copa JK. Portanto o BEF não fala só sobre o Formosa, apesar de reconhecermos que a equipe é importante para a gente.
BEF - O que você mudaria no BEF?
Alex - Xiii... Muita coisa. Falta design, falta melhor disposição das informações, falta acessibilidade, falta muita coisa ainda. Coisas que só conseguimos se tivermos parceiros e aqui em Formosa temos muita dificuldade com isto.
BEF - Porque é difícil arrumar parceiros em Formosa?
Alex - Olha, por diversos fatores. Por exemplo, muita gente não acredita na internet como um meio de propagar a publicidade. Muitos, quando visam parceria com o outro, imaginam: "O que irei ganhar com isto? Será que esta pessoa não vai tirar proveito de mim?". Há muito egoísmo e ao invés de reunirem forças para engrandecer uma causa, preferem fazer isto sozinho com o outro criticando.
BEF - Porque ao invés de tentar fazer com outros, fez o BEF sozinho? Você não estaria sendo contraditório?
Alex - Comecei auxiliando o antigo Formosa Fest, ao qual devo muita gratidão por despertar a vontade de estar envolvido com a reportagem e o jornalismo. Por falta de recursos o site fechou, mas em um ano no ar conseguiu um milhão de acessos. Uma coisa fantástica. Mas havia chegado no fim e contribui pouco. Nesta época haviam outros sites cujos quais não havia contato com seus administradores ou os desconhecia. Como queria começar pela internet. Por falta de opção decidi inaugurar o BEF estando aberto à quaisquer parcerias. Em nenhum momento criticamos outras mídias. Mas já tivemos dezenas de pautas copiadas sem citarem a fonte em rádio e outros sites. Não há como fazer mais parcerias porque normalmente visam apenas o dinheiro e se dá lucro. Não há um trabalho que façam por gostar de fazer.
BEF - Quais parcerias o BEF tem hoje?
Alex - Com o Clube do Esporte DF que nos ajuda também com algumas outras informações diretas de Brasília. Com o Jornal Ponta a Ponta que também tem nos dado muita experiência. Com a Web Rádio Esportes Brasília, que nos convida para participar de várias transmissões ao vivo e com alguns outros meios de comunicação que solicitam algumas matérias para divulgação. Com a SEMEL que ajuda a nos enviar notícias, resultados e outros. Com os nossos patrocinadores que, mesmo com uma taxa simbólica nos ajuda, e muito. Com a TV Formosa para transmissões ao vivo. Com algumas pessoas ligadas ao time do Formosa, o que nos facilita na hora de buscar notícias e várias outras pessoas que se formos lembrar uma a uma poderemos acabar cometendo o erro de não falar de alguém, mas posso garantir que cada uma delas sabe o valor que elas tem não para o Blog, mas para o esporte da cidade. Temos muitas referências em nosso município e a nossa mensagem é para que não desanimem, o esporte está mudando, muito devagar é verdade, mas está mudando.
BEF - Você irá se candidatar a vereador?
Alex - (Risos) Não penso nisto em 2012. O ano que está começando é um ano de muito trabalho. Temos que melhorar nosso blog e conseguir mais fundos para fazermos a diferença. Será um ano difícil por conta da política. Mas não penso em me candidatar a nada ano que vem. Me entristece quando fazem essa pergunta porque acreditam que o BEF é um espaço criado para que haja essa intenção. E não, posso garantir que a ideia do BEF é de divulgar o nosso esporte e valorizá-lo. Concordo que o setor público não ajuda como deveria a todas as modalidades, mas acho que sendo uma opção de divulgação para vários organizadores fazemos uma diferença sem necessitar ser um político.
BEF - Qual maior conquista do BEF em 2011?
Alex - Sermos convidados para transmitir alguns jogos do Candangão, da Liga Nacional de Futsal e do Campeonato Brasileiro Série D. Conseguirmos contatos com várias pessoas ligadas a diversas modalidades. Convertermos o blogspot.com para .com.br, o que nos ajuda na divulgação e aprendemos muito a respeito de várias coisas. Acredito que a nossa maior conquista foi a de fechar o ano com quase 96 mil acessos quando acreditávamos ser impossível chegar a 20 mil e mais que tudo isto foi cada um dos internautas que nos acessam. Isso nos dá força para continuar atrás de todas as informações daqui da cidade. Fazemos tudo à medida do possível, mas ainda é pouco e ainda não atingimos um nível bom. Estamos num nível razoável e só conseguiremos ir mais adiante com a ajuda de cada um. Seja no acesso ou informando onde há um evento esportivo.
BEF - Quais são as surpresas do BEF para o próximo ano?
Alex - Não posso contar. Já cheguei a noticiar no facebook há muito tempo uma das coisas que pode acontecer. Mas não tenho certeza se conseguiremos. Depende dos recursos. Iremos correr atrás deles e devemos melhorar nossa arrecadação para trazermos novidade.
BEF - O BEF dá lucro?
Alex - Não dá dinheiro, mas dá experiência, conhecimento, novas amizades, muitas outras coisas. Acho que isso vale mais que muitas coisas. Claro que visamos lucar um dia. Mas não agora pois pode acabar atrapalhando nosso trabalho. Se um dia lucrarmos com o BEF, será por merecimento e é claro que queremos o mais rápido possível. Temos de ter paciência, senão não dá para lucrar e nem informar.
BEF - Se o BEF não dá dinheiro, não pretende usá-lo para entrar na política e é difícil fazer parcerias. Porque está com ele então?
Alex - Trabalho atualmente em um ótimo emprego e é de lá que tiro meu dinheiro. Política é algo que acho interessante, mas como observador, não participante, a política normalmente degenera a pessoa, poucos conseguem se safar disto. E as parcerias virão com o tempo. Faço o BEF por prazer, por acreditar que posso contribuir para evolução do esporte formosense assim. Faço porque gosto do jornalismo e da reportagem esportiva. Porque é interessante e porque gosto e me divirto compartilhando minha opinião e levando informações para milhares de internautas. É uma grande responsabilidade que hoje não penso em deixar de lado. Um dia o BEF produzirá dinheiro e terá vários parceiros, ou talvez não, mas não é isto que penso quando me sento na frente do meu computador para redigir uma matéria sobre alguma novidade. Tenho cuidado para não omitir detalhes e de deixar o leitor sempre interessado no BEF, este desafio é muito importante para mim. De um certo modo me sinto realizado e dou minha parcela de ajuda através dele.
BEF - Um sonho que gostaria de realizar com o BEF.
Alex - Essa pergunta é difícil. (Depois de longa pausa) No momento não tenho um sonho, acho que o BEF hoje é algo que interessa a milhares de pessoas e o fato de ter um blog lido por milhares de pessoas já é algo considerável. Um sonho seria manter a qualidade e aperfeiçoar cada vez mais e cobrir todos os jogos do Formosa no Campeonato Candango. Acho que este seria o sonho no momento.
BEF - A moderação já apagou algum comentário?
Alex - Duas vezes em dois comentários postados por nós mesmos. Houve erro ortográfico nos dois casos. No mais, se tiver ocorrido, foram comentários a favor da violência postado por torcedores de outras torcidas que incitavam o confronto físico, acho que outros dois no caso. Mas estamos analisando seriamente a possibilidade de vetar os comentários anônimos. Por enquanto, todos estão tranquilos e muitos representam a opinião de um torcedor, creio que não há problemas. Mas mais cedo ou mais tarde deveremos intervir nisto até porque em alguns casos a situação tem sido crítica. Não vamos vetar os comentários porque acredito que faz parte haver comentário para haver um debate sadio.
BEF - Considerações finais
Alex - Gostaria de convidar a todos os internautas para sempre visitarem o site para ver algumas novidades, tentamos fazer ele com a maior disposição e responsabilidade possíveis. Até hoje o BEF tem sido muito bem recebido graças a Deus. Nossa meta para o próximo ano é manter o nível de acessos - algo muito difícil -, trazer novidades sempre que possível e dentro de nossas realidades. Este ano nos trouxe muitos aprendizados bons e ruins, iremos fazer o máximo para aumentar os acertos. Queremos nos somar ao esporte local e acreditamos que temos feito isto. Temos tido um apoio bacana por parte de alguns atletas locais, internautas, torcidas e população em geral, o que facilita muito o nosso trabalho. Ainda somos amadores em vários aspectos, mas com certeza temos feito um trabalho melhor do que muitos que se dizem profissionais da área e que tentam nos denegrir. Há muitas dificuldades, mas na nossa visão, elas foram feitas para engrandecer nosso trabalho. Afinal, se fosse fácil, que mérito teríamos? O BEF analisa a possibilidade de trazer mais pessoas para a equipe no setor comercial dividindo recursos neste caso e queremos crescer cada vez mais. Queremos compartilhar nossas ideias com outras pessoas que tenham o mesmo ideal: Trabalhar em prol da divulgação do esporte local e sua valorização em troco de fortalecer o nosso esporte e fazer de Formosa uma cidade que tem como principais nortes o turismo e o esporte. Muito obrigado a quem leu a entrevista - na minha sincera opinião, não precisava - e obrigado de coração a todos que nos ajudam de alguma maneira direta ou indiretamente todos estão ajudando a fazer com que nosso esporte cresça. Até mais e sejam sempre bem vindos ao BEF.
Perguntas realizadas por internautas através de e-mail e da equipe BEF. Algumas perguntas foram realizadas espontaneamente de acordo com as respostas.
0 comentários:
BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.
Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.