Estrela de Éder brilha de novo e Formosa vence Capital de virada
Éder pintou o bordou com dois gols. Foto: Félix Neto |
O jogo
Sem contar com o meia Iranildo, que sequer foi relacionado na partida contra o Formosa, o Capital iniciou o jogo imprimindo amplo domínio sobre os visitantes que gastavam os primeiros minutos de confronto para encaixar uma ligação da defesa para o campo de ataque.
E enquanto o Bosque buscava se ajustar em campo, o Capital seguia com seu jogo fechado no meio campo comprimindo o campo de atuação do Formosa. A tática deu certo para os donos da casa que contaram com uma falha defensiva para abrir o marcador.
Aos 11 minutos, Clécio fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou na marca de pênalti, o zagueiro André Luíz do Formosa tentou afastar mas, com a bola molhada acabou entregando o ouro para o atacante Igor que bateu de primeira e estufou as redes a favor do Capital.
Mesmo vencendo o Capital ainda tentou marcar o segundo nos minutos iniciais. Aos 17 minutos, o atacante Igor recebeu na altura do meio campo e deu um toque de calcanhar para Anjinho que ganhou a corrida com Preto Marabá, invadiu a área, mas pensou demais na hora de concluir e viu Tiago Rocha sair bem do gol para defender.
Com o tempo chuvoso, as duas equipes enfrentavam um adversário em comum, o campo molhado. Com a bola escorregadia, o frio e o gramado pesado, logo surgiram as primeiras contusões. Durante a primeira etapa, o atacante Anjinho e o meia Lucas Rodrigues deram lugar para Keké e Raimundo respectivamente pelo lado do Capital enquanto o meia atacante Gênesis sentiu dores e saiu para entrada de Felipe da Maia.
Aos 25 minutos o Capital ainda tentou traduzir a ampla posse de bola na primeira metade da etapa inicial em gol com Igor, o atacante recebeu de Rafael Toledo pela direita numa jogada que o deixou cara a cara com o goleiro, o camisa 11 dominou mas, na hora de executar o chute, viu André Luíz bater a carteira e despachar a bola para escanteio.
Depois do domínio do Capital na primeira parte do primeiro tempo, os donos da casa iam se esgotando a cada minuto e o Formosa começou a equilibrar o jogo rondando a grande área adversária com bastante perigo.
Apesar da rondagem no campo de ataque e de a criação das jogadas surgirem timidamente faltava calibragem nos pés dos atacantes para ameaçar a meta de Gustavo do Capital.
Se pelos pés estava difícil, o caminho para o gol veio de cabeça. Aos 46 minutos, depois de bela jogada de Claudionor pelo lado direito a bola foi cruzada na medida para Éder que cabeceou e ainda viu a bola bater caprichosamente no travessão antes de quicar dentro do gol e balançar as redes.
Formosa se anima para segundo tempo e não deixa Capital jogar
Se o Capital havia iniciado o jogo dominando as ações, o segundo tempo começou de forma bastante diferente com um Formosa bem mais afiado para o ataque e com maior posse de bola.
Logo aos oito minutos, após jogada de velocidade pela direita a bola foi levantada para Romarinho que se ajeitou para pegar de voleio mas acabou isolando a redonda por cima do gol de Gustavo para desespero da torcida alviverde presente.
Aos 14 minutos, o mesmo Romarinho pintou o bordou em uma jogada a la Neymar e CIA pelo lado esquerdo do ataque formosense e cruzou no primeiro pau para Éder que mergulhou e escorou encontrando um cantinho entre as mãos do goleiro Gustavo e a trave para guardar seu segundo gol na partida.
Depois do gol da virada o Formosa segurava a posse de bola no campo de ataque e tentava chegar ao terceiro mas foi o Capital quem voltou a chegar com bastante perigo. Aos 19 minutos, Igor recebeu passe da intermediária, viu Tiago Rocha adiantado e tentou encobrir o goleiro formosense mandando no capricho e acertando o travessão.
A partir de então o jogo caiu de qualidade e de produtividade pelo lado do Capital que tentava armar suas jogadas em busca do gol de empate mas não conseguia passar pelo sistema defensivo do Formosa. Por outro lado, o alviverde tentava sair para o ataque mas não conseguia chegar com qualidade devido ao campo molhado.
Lance de perigo mesmo, só no último lance e pelo lado do Capital que ainda tentou pressionar o Formosa nos minutos finais. Aos 47 minutos, Rafael Toledo experimentou da intermediária mas não conseguiu colocar efeito e viu Tiago Rocha defender o tiro no meio do gol.
Ao fim do jogo, o zagueiro André Luiz parabenizou a equipe e lembrou do esforço do técnico Auecione Alves que reestreou no Formosa neste sábado: "Vencemos graças ao trabalho do grupo e vemos continuar firmes para buscar a classificação" afirmou ele aos microfones das rádios Esportes Brasília, Nossa Brasil FM e Paranoá FM.
Pelo lado do Capital, o meia Zumba ficou na bronca: "Precisamos vencer, se continuarmos a empatar ou perder não vamos a nenhum lugar nesse campeonato" disse ele.
Com a vitória o Formosa chega aos nove pontos e sobe uma posição ocupando agora a sétima posição. Pelo lado do Capital, o time prossegue na décima posição com quatro tentos e pode acabar caindo para a zona de rebaixamento caso Unaí/Paracatu ou Atlético Ceilandense vença seus jogos no domingo.
O Capital volta a campo no próximo domingo (01) contra o Unaí/Paracatu no Serejão em jogo válido pela nona rodada. O Formosa recebe o Sobradinho no Augustinho de Lima em jogo válido pela oitava rodada na próxima quarta-feira (26) às 16h00.
Matéria de Alex Nunes para o Clube do Esporte DF e para o Blog Esporte de Formosa
Foto tirada por Félix Neto para o Clube do Esporte DF e para o Blog Esporte de Formosa
0 comentários:
BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.
Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.