Comentários da partida: CAPITAL 3 x 1 FORMOSA

Não precisava ser assim, o clima no Formosa voltou a ficar pesado a exemplo do que houve na fase semifinal da temporada passada. Na partida frente ao Capital, depois de um primeiro tempo páreo, o novo técnico teve a infelicidade de mexer mal na equipe e dar espaços para o time candango que agradeceu fazendo seus três gols sem ter nada a ver com a polêmica causada com a saída do técnico Heli Carlos.

Que o time do Formosa precisava de um técnico mais experimentado, isto estava claro, mas quando o time perdia uma atrás da outra não agora que o novato na função estava fazendo uma sequencia positiva, a não ser que fosse um baita de um treinador e não por outro mais desconhecido.

Tudo bem que só foi apenas um jogo no comando de Robertinho e que ele enfrenta um grande número de desfalques. Normal no Tsunami. Mas deu para ver que o boato envolvendo o atleta Luiz Carlos, que poderia ter forçado a saída de Heli Carlos após ter sido substituído no meio do jogo parece ser mais que mera especulação. No meio do jogo, o técnico optou pela saída de Alex Oliveira para colocar mais um atacante. O detalhe é que Alex vinha fazendo uma partida discreta, mas estava fazendo seus passes chegarem com perigo.

Parece não ter havido uma análise mais apurada do jogo, o time tinha maior posse de bola, atacava mais que o adversário, mas dava contra ataques quase mortais durante todo o primeiro tempo. E, como um e um são dois, o Formosa está muito dependente de bolas aéreas e jogadas de contra ataque. Como quase não houve no jogo contra o Capital, o resultado acabou deixando mais clara esta situação.

A saída do técnico Heli Carlos parece ter deixado o time meio que sem vontade, os jogadores parecem perceber que de nada adianta trabalhar para mostrar o serviço para o moço da área técnica, quem parece mandar mesmo no time é um jogador que fica em campo.

Tudo bem que ele foi fundamental para a subida de divisão em 2010, também foi fundamental para trazer alguns atletas renomados para o time além de meio time vindo do interior paulista no início da temporada para o atual elenco. Mas... Um jogador não pode ter tanto poder nos bastidores  do time como o que está acontecendo.

Todos os dias surgem boatos e mais boatos a este respeito e, do modo que as coisas andam quem anda mandando no time é o camisa 10. A atitude tomada diante da torcida jogando a faixa de capitão não lhe rendeu sequer uma advertência. Pelo contrário, o atleta voltou com a 10 e a faixa de novo. Além disto, aquele futebol que fez a diferença em 2010 e em parte da temporada 2011 não é mais o mesmo.

Futebol é feito de momentos e o atual não anda favorecendo Luiz que deveria começar a pensar em outra função no esporte. Já que ele trouxe meio time ao Formosa, porque não atua como empresário de jogador ou algo fora das quatro linhas?

Atrevo-me a dizer que os ingressos a 10 reais são uma constante para proteger o atleta, perseguido pela torcida há tempos, com o valor mais salgado, além de fazer com que muitos não vão ao estádio, funciona como bloqueio. Mas ultimamente a torcida parece estar percebendo isto e fazendo uma força para comparecer.

Não será surpresa se surgir um preço mais caro para os próximos jogos. A direção parece não querer contar com a torcida no Estádio, porque se quizesse, colocaria um preço de cinco reais ou até menos como nós já defendemos a um bom tempo.

Não sou dirigente, nem técnico, nem muito menos jogador profissional, mas assim como boa parte da torcida, não sou bobo, tenho uma boa noção de futebol e o que a diretoria do Formosa anda fazendo nos últimos tempos é prejudicar a torcida além de dar muito espaço para Luiz Carlos fazer o que bem entender.

No jogo deste fim de semana, surgiu o volante Daniel e o atacante Mateus, não me surpreenderia se fossem indicações de Luiz. Ambos acabaram não indo bem no jogo. O volante Petterson acabou não sendo usado como costumeiramente acontecia e Húdson atuou no ataque, seu ponto fraco já que é um baita desarmador e armador de jogadas saídas do campo de defesa.

Não era um jogo para vencer pela indisposição do time mostrada em jogo e pelos fatos que andam ocorrendo fora de campo. Era para haver um comentário especificamente da partida, mas do modo que vão as coisas, está ficando difícil fazer isto.

Antes que alguém diga que estamos entrando em uma onda que prejudique o time, estamos fazendo uma análise do que anda acontecendo e é visível para qualquer torcedor. Acreditamos que o Formosa possa dar a volta por cima e acabar sendo campeão, mas para isso é necessário haver uma reformulação na cabeça dos nossos dirigentes, que teimam em deixar o time num nível semiprofissional ou até mesmo amador e, principalmente, uma reformulação em quem deve realmente comandar o time.

Que o presidente paga em dia e corre atrás de patrocínios e tudo mais, isto também é fato, mas há dirigentes no time que, junto ao jogador mencionado, parecem estar usando o time para meros negócios e utilizá-lo como vitrine. Se não houver essas reformulações o mais rápido possível, o Formosa é mais um candidato ao descenço. Sem dúvidas.

Lembro-me do que ocorreu quando Heli Carlos finalmente exerceu seu poder de decisão, no primeiro treino após a partida, os jogadores treinaram esperançosos vendo que algo novo poderia acontecer e que eles poderiam agora realmente brigar por posição no time.

Para fechar a matéria, a exemplo do que houve no primeiro turno, a tabela volta a favorecer o Formosa que mesmo perdendo está em quinto a um ponto dos líderes Ceilândia e Ceilandense. Ainda há tempo para mudanças, falta ter mais coragem e principalmente, HUMILDADE e RESPEITO!

6 comentários:

  1. parabenssssssss, pelo comentario; e isto mesmo que está acontecendo no formosa!!!

    ResponderExcluir
  2. PESSOAL QUERO QUE VCS PENSE EM UMA COISA: FUTEBOL, POLITICA E RELIGIAO. ISTO SE DISCUTE. ENTAO VAMOS NOS UNIR.

    ResponderExcluir
  3. Pela primeira vez vejo o Comentario tão bem feito e claro, apra que todos entendam o que esta acontecendo no time do Formosa Esporte, em relação ao fato abaixo acho que a torcida em resposta a diretoria deveria lotar o estadio e cobrar muito, mais muito mesmo. Pedir a cabeça de Luiz Carlos, se o Zé Luiz não toma providencias fazer um denuncia ao ministerio publico, quando a uma possivel lavagem de dinheiro nessa Instituição que Bosque Formosa Esporte Clube e... Ninguem deve trabalhar de graça mais como vejo no DF, o Formosa Esporte tem retorno ai sim... LAvagem minha mamae diria.

    ResponderExcluir
  4. Não sei se posso te chamar de colega, voi foi muito feliz, sensato, coerente e regido na hora certa. Gostaria de poder ver mais comentarios seu no blog.

    ResponderExcluir
  5. Uma outra coisa, não deixa que a politicagem influencia em seus comentarios. Percebo que voce e uma pessoa seria, Parabens

    ResponderExcluir
  6. FUTEBOL E COISA SERIA NAO PODE SER ESSA PALHACADA AI NAO

    ResponderExcluir

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.