Comentários da partida: BOTAFOGO-DF 1 x 3 FORMOSA

Foi uma bela tarde para o futebol formosense. Junto ao jogo do Gama no Diogão em que o Formosa venceu pelo mesmo placar, considero o melhor jogo do time neste campeonato. E não é por menos, enquanto muitos associam o Formosa como "zebra" ou "forasteiro" menosprezando o trabalho desempenhado por esta grande equipe, na humildade e pé no chão, o time vem conquistando a simpatia de muita gente.

Ontem, durante o jogo, apenas duas críticas que servem para alertar o técnico Auecione e comissão técnica. A primeira em detrimento ao primeiro gol. China, que é um ótimo jogador, subiu sozinho pra testar a redonda. Não é a primeira vez que fazem isto, o Ceilândia andou fazendo gols do mesmo modo e quase complicou nossa vida.

Vamos trabalhar as jogadas de escanteio e bola parada na defensiva. Me recordo, em uma das primeiras entrevista do professor, que, segundo o próprio, a bola parada pode definir o campeonato. E concordo com isto. Ao meu ver, Formosa e Brasiliense farão a final dado a falta de concentração do Gama e limitações do Botafogo-DF (com todo o respeito às duas equipes que tem história e merecem estar no quadrangular semifinal). E, depois do 0 a 0 contra os amarelos aqui, no jogo de lá perdemos por 2 a 1 sendo que um dos gols deles saiu de bola parada. Isso tudo na primeira fase. Só me recordo do lance para lembrar que o Formosa pode ser campeão sim. Basta acreditar e ter humildade.

A outra crítica é em torno do segundo tempo. O Botafogo-DF partiu pra cima da gente no início da etapa complementar, o que é até normal. Parabéns para o setor defensivo que fez ótima intervenção. Porém, o Formosa não pode ficar recuado esperando um contra-ataque. Depois de uns 25 minutos de sufoco que o time equilibrou o jogo e, em condições iguais sacramentou a vitória com o terceiro. Se o time deles tivesse mais paciência e os atacantes mais precisão, àquela altura do jogo um gol poderia atrapalhar os planos do time.

Entretanto, o que importa é que o time venceu e convenceu. Mostrou competência no ataque e na defesa. Agora é se preparar para o jogo do Gama. É um time difícil que, apesar das expulsões no jogo contra o Brasiliense virá para Formosa buscando a reabilitação e, costumo dizer que quando é assim, a dificuldade aumenta.

Pelo lado alvinegro, houve muita reclamação em torno de pênalti não marcado. Que, na opinião da imprensa do DF, não aconteceu. Ora, só para se recordar, no jogo contra o Botafogo-DF no próprio CAVE na primeira fase, o juiz também não marcou pênalti para o Formosa e o juiz não expulsou o goleiro depois do chapéu que ia levando fora da área. Isso sem dizer os outros vários jogos. Mas é válido destacar que a algum tempo a arbitragem tem melhorado seu rigor (ao menos nos jogos do Formosa).

Vamos aos comentários dos jogadores e às notas:

André Luís - Fechou o gol e no único que tomou não teve muita culpa. Nada podia ser feito. Se continuar assim, raramente surgirão gols contra o Formosa. Nota: 9,5

Marco Aurélio - Como sempre, ótima atuação no apoio ofensivo. Ele que costuma surgir como ponta e, apoiado pelo meio, chegou com facilidade ao ataque. Nota: 9,5

Luan e Eraldo - A dupla de zaga mais uma vez mostrou grande entrosamento e segurança. Apesar de falha no primeiro gol (posicionamento basicamente). Fizeram por onde para o time não sofrer mais gols. Uma ótima atuação. Nota: 9,0

Pedro Henrique - Para quem não conhece. Pedro Henrique é meia e é prata da casa. Alguns torcedores me questionaram durante a transmissão de quem se tratava. Jogou bem na ala improvisado. Entretanto, a expulsão manchou um pouco o lado do garoto que vai levar uma nota um pouco menor que as demais. Bom apoio na defensiva. Nota: 7.0

Matos - Sem comentários. Pegou a regularidade e no jogo fez boas coberturas para os zagueiros e laterais se aventurando no ataque. Fez boas ligações para o meio. Boa evolução. Nota: 9,5

Washington e Baiano - Jogaram muito e são dois jogadores que tem mostrado bastante raça nos jogos do Formosa. No apoio ofensivo e defensivo os dois ajudaram muito o trio ofensivo (Rodrigo, Claudionor e Luiz) e a defesa. Nota: 9,5

Luiz Carlos - Merece um destaque pelo jogo mostrado neste domingo. Atuou como verdadeiro camisa 10 e fez o que dele é esperado. Infelizmente tomou o terceiro e fará falta no jogo contra o Gama. A torcida espera contar com o Luiz Carlos que jogou este domingo para o resto da competição. Peça importante no meio campo. Nota: 10,0

Rodrigo Ayres - Boa movimentação e puxadas da defensiva. Abriu espaços e tentou fazer o que pôde. Entretanto, quase não chutou a gol e a marcação adversária não permitiu que jogasse. Lembrando que Rodrigo vem de recuperação a tempos. Nota: 8,5

Claudionor - Se a primeira impressão é a que fica esperamos contar com ela até a final do torneio. Não é a toa que Auecione pedia o jogador desde o início. Veloz, de boa movimentação e decisivo. Com dois gols anotados em um jogo destes não há outra nota que não o 10.

Ancelmo, Éder e Nelinho - Entraram durante o jogo. Fizeram o que as condições de jogo propiciaram e, deram segurança e suporte para o resultado final em 3 a 1. Os destaques são: Éder, marcou um golaço (Nota: 9,0); Nelinho muito veloz ainda arrumou expulsão para os adversários igualando a quantidade de jogadores dos dois lados (Nota: 8,0) e Ancelmo que entrou para apoiar na defensiva. (Nota: 8.0)

Auecione Alves - Montou bem o time só faltou um pouco mais de força ofensiva no início do segundo. Independentemente disto, fez boas trocas e analisou boa possibilidade de contra ataque para fechar a conta a partir das substituições (em especial de Nelinho que entrou para dar outra cara ao time e fazer o time chegar mais ao gol). Nota: 9,0.

Torcida - Não há o que dizer da torcida do Formosa. Parabéns ao Comando Verde que sempre que aparece coloca seu bandeirão e movimenta o estádio com a charanga. Estão de parabéns. Nota 10,0.

Gostou dos comentários? Não? Então comente também e dê sua crítica ou sugestão. Agradeceremos muito por sua participação.

CONFIRA COMO ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO DO CANDANGÃO

2 comentários:

  1. Concordo com a avaliação feita. O jogo como já havia comentado antes, creio que foi o melhor jogo da nossa equipe até aqui. Os jogadores parecem ter tomado ciência de que futebol é esporte coletivo e deram corpo ao time como já se esperava há algum tempo, pois as qualidades individuais dos nossos atletas são indiscutiveis. Luiz Carlos jogou muito e merecia ter feito aquele gol por cobertura, Marco Aurélio em mais uma excelente partida creio que digna de uma nota 10,0 também. Nelito retornou ao Formosa após tratamento e parece outro, entrou e mudou a cara do time, parabéns! Ah! Mais uma observação, durante o jogo notei algumas críticas ao atleta Pedro, não o conheço, mas pelo que sei e para evitar que algumas pessoas o critiquem de forma mais contudente, me parece que o mesmo nunca foi lateral esquerdo, nem tem velocidade para isso, sua posição original é pela meia, nos jogos que fez até aqui, tem sido por mera improvisação na lateral e ainda assim em nada comprometeu o rendimento do time.

    ResponderExcluir
  2. onde consigo compra a camisa do formosa ?

    ResponderExcluir

BLOG ESPORTE DE FORMOSA - Cobrindo todos os lances! Todos os direitos reservados.

Os comentários são sujeitos a revisão e não representam a opinião deste blog.