Formosa vence Sobradinho na estreia
Formosa comemora gol de Fred Neves. Foto: Brito Júnior/Agência Clube do Esporte DF |
Neste domingo (25), o Sobradinho recebeu o Formosa no Estádio Augustinho Lima sem sua torcida. Proibido de permitir o acesso de seus torcedores, o alvinegro não conseguiu fazer uma boa partida e se sucumbiu ao alviverde que venceu o jogo por 1 a 0 com gol de Fred Neves aos 38 minutos do primeiro tempo após jogada de bola parada. O triunfo do Tsunami também quebrou uma invencibilidade de jogos entre os dois times com mando do Leão da Serra que durava mais de 4 anos.
O jogo
Debaixo de muita chuva, o Formosa adotou uma tática defensiva contra o Sobradinho que dificultava o trabalho dos donos da casa no ataque. Sem poder produzir uma jogada mais acintosa de perto, o alvinegro criou perigo em chute de longa distância. Aos sete, Agenor arriscou quase da intermediária direita e exigiu grande defesa de Maringá que saltou no canto direito para desviar e jogar para linha de fundo.
Depois da grande defesa, o Sobradinho ainda pressionou o Formosa mas, não encontrava espaços na boa defesa do time visitante que, com o tempo, foi deixando o jogo de igual pra igual.
Aos 15 minutos, o Formosa começou a produzir perigo contra a meta defendida por Donizete. Após jogada em contra ataque pelo lado direito de Dilson, a bola foi alçada para Leandro que se esticou mas não conseguiu chegar na bola.
Aos 20 minutos, o Sobradinho respondeu com enfiada de bola pelo lado direito com Danilo que fez o cruzamento na medida para Dimba. O experiente atacante ainda conseguiu bom posicionamento mas não teve apoio suficiente para cabecear com força deixando o trabalho de Maringá mais fácil para defender no centro do gol.
Com o tempo o Formosa conseguia avançar para o ataque, mas encontrava um Sobradinho muito atento no campo de defesa que não deixava o time produzir. Bem marcado, Wilian Bahia quase não pegava na bola e o jeito era buscar jogadas pelos lados.
Por outro lado, o Sobradinho insistia nos lançamentos de longa distância e em jogadas pelo meio, mas também não conseguia furar o bom bloqueio armado pelo técnico Emerson Mateus.
Se com a bola rolando as jogadas estavam difíceis, foi nas paradas que o jogo ganhou nova forma. Aos 36 minutos, Luan fez a cobrança de escanteio pelo lado direito e quase fez um golaço se não fosse a intervenção de Maringá que tirou o que seria um gol olímpico no canto superior.
Dois minutos depois, em novo lance de bola parada após falta na intermediária do lado esquerdo a favor do Formosa. Romário levantou na área para grande defesa de Donizete que tirou no susto e viu a bola cair nos pés de Fred Neves. Sob controle, o atacante só teve o trabalho de empurrar para as redes.
O Sobradinho ainda tentou pressionar o jogo para igualar o marcador mas com o campo molhado e a sequência de passes errados acabaram sendo um obstáculo extra que inviabilizou a possibilidade de empate do alvinegro.
Sobradinho bem que tenta, mas Formosa controla partida e assegura vitória
No segundo tempo, o Sobradinho foi com tudo para o ataque em busca do gol. Aos 13 minutos, o Sobradinho chegou do lado direito com Vitinho que, da entrada da área preferiu arriscar o chute em diagonal do que o passe e viu a bola passar longe do gol. Dimba, que chegava no segundo pau ainda tentou se jogar na bola... em vão.
Dois minutos depois foi a vez de Dimba comandar o ataque após receber a bola em profundidade de Agenor. O atacante invadiu a área pela esquerda e encontrou espaço na marcação para ficar cara a cara com o goleiro e chutar contra a meta do Formosa. Mais uma vez, Maringá fazer outra boa intervenção no meio do gol.
Depois da blitz do alvinegro, o Formosa voltou a dar trabalho para o Sobradinho. Aos 26 minutos, Clein encontrou grande espaço pelo lado direito e cruzou a bola na linha de fundo para Wilian Bahia que ficou desmarcado para executar o cabeceio. Mas Donizete, atento ao lance, saltou e executou grandiosa defesa a queima roupa salvando o Leão da Serra.
Aos 36 minutos, o Formosa voltou a chegar com perigo pelo lado esquerdo do ataque após bobeada da defesa do Sobradinho. Romário se antecipou da recuada para o goleiro, tirou de Donizete e ficou sem ângulo. Mesmo assim, o atacante ainda tentou o chute mas fez a bola passar pelas duas traves e sair do outro lado sem que ninguém chegasse a tempo de colocar para as redes.
Aos 40 minutos, o Sobradinho ainda tentou sua última jogada de risco com Carlão. O zagueiro pegou a bola depois de desvio da zaga formosense e arriscou de longe fazendo a bola passar muito perto do travessão defendido por Maringá.
O árbitro ainda concedeu mais seis minutos de jogo, mas nem o Sobradinho e nem o Formosa conseguiram fazer algo que mudasse o placar.
Ao fim do jogo, o meia Marcelinho do Sobradinho reconheceu que o time não foi bem e mesmo assim não poupou críticas à Federação: "Bom pra federação que tá fazendo essa palhaçada aí. Isso não justifica, nosso time jogou mal, principalmente no primeiro tempo, mas nós temos responsabilidade e a torcida do Sobradinho pode ficar tranquila porque vamos classificar o time. Sabemos da qualidade de cada um aqui" argumentou.
Pelo lado do Formosa, Henrique deu os créditos da vitória ao técnico: "O professor fez um bom trabalho com a gente e acreditamos que vamos fazer um bom torneio" comentou.
Com a vitória, o Formosa ficou na terceira colocação com três pontos empatado com o Ceilândia, o Gama e o Luziânia. Já o Sobradinho fica entre os últimos colocados.
Na próxima rodada, o Formosa enfrenta o Ceilândia nesta quarta (28), às 16h00, no Augustinho Lima como mandante. Já o Sobradinho visita o Santa Maria no mesmo dia e horário, no estádio Bezerrão.
Matéria de Alex Nunes
Ótima estreia!!!
ResponderExcluir